O empreendedorismo vem crescendo muito e batendo recorde no Brasil, uma das principais causas é o acesso à internet e desenvolvimento da tecnologia, que acabou diminuindo a barreira de entrada para muitas pessoas que nunca sonharam em empreender.
Entender quais os principais tipos de atendimento ao cliente vai ajudar o empreendedor a se relacionar com o cliente da melhor forma possível. Quanto maior a concorrência, mais difícil fica ter um projeto de sucesso.
Nesse post vamos abordar os principais tipos de atendimento ao cliente para melhorar seu relacionamento com o cliente.
O que é atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente é o suporte dado ao longo de toda a jornada de compra, que começa na prospecção ou marketing e vai até no pós-venda. Atender um cliente significa identificar as necessidades, e ofertar no momento certo a solução para ele.
Para atender o cliente da melhor forma é necessário servir o cliente ao máximo, sanando todas as dúvidas, e conduzindo a sua decisão para o produto correto. O atendimento não precisa ser obrigatoriamente passivo.
O perfil dos consumidores tem mudado muito com o acesso à internet, e eles têm cada vez mais informações, a concorrência, por sua vez, também está bem preparada. Para poder lidar com isso, o empreendedor precisa antecipar as dúvidas dos clientes, por isso o atendimento não pode ser muito passivo, caso contrário irá sair em desvantagem.
Quais os principais tipos de atendimento ao cliente
Cada consumidor tem um perfil diferente, por isso é importante que antes de rodar um projeto seja definido o público alvo e a persona, com base nisso será possível determinar alguns tipos de atendimento ao cliente como os importantes.
Existe uma variedade de tipos de atendimento ao cliente, os principais são:
1 — PDV (Ponto de Vendas)
Essa é a maneira mais tradicional, quando falamos sobre tipos de atendimento, este abrange a modalidade presencial em lojas, stands ou postos de informação onde o cliente precisa ir ao encontro para acontecer o atendimento.
Há muito tempo essa era a principal modalidade utilizada, mas com o avanço da internet, e o surgimento de lojas virtuais, os atendimentos estão se distribuindo para diversos outros canais.
2 — Telefone
O atendimento através do telefone não é tão novo quanto a internet, mas também é um pouco recente, comparado ao PDV. Esse método pode ser realizado de maneira ativa pela empresa ou passiva, quando o cliente entra em contato.
Empresas de grande porte, acabam utilizando uma central telefônica, ou terceirizando o setor de atendimento para empresas de Call center, como Atento e a Liq (antiga Contax).
Apesar do acesso à internet está cada vez mais popular, o telefone ainda é muito utilizado, tanto para suporte, quanto para prospecção de clientes. Esse é um dos principais tipos de atendimento.
3 — E-mail
A comunicação através dos endereços de e-mail é a maneira mais antiga de contato através da internet. Ele foi criado em 1971, mas só em 1990 que se popularizou.
Para se comunicar através do E-mail é necessário ter uma habilidade mínima de escrita e organização, dependendo da quantidade talvez seja necessário contratar softwares de E-mail marketing, como Mailchimp e Activecampaign.
Apesar de atualmente as redes sociais e mídias serem um sucesso, e muitas pessoas se comunicarem com elas, o e-mail ainda é bastante utilizado. É utilizado tanto para grandes empresas quanto para pequenas empresas.
Como o e-mail deixa um registro quando é enviado, é importante entender o básico de como escrever um e-mail, para não cometer erros ou gafes.
4 — Redes sociais e mídias sociais
As redes sociais estão cada dia mais populares, só o Facebook tem, em torno de 2 bilhões de usuários cadastrados, é quantidade muito grande, e o empreendedor precisa estar onde o cliente está.
A interação dos clientes na página da empresa já pode ser o sinal de um feedback, seja como comentários ou respostas através de mensagens diretas. Dependendo do nicho e da sua persona, as pessoas preferem ser atendidas pela própria rede social, por ser muito prático.
O WhatsApp também já tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, e só no Brasil estima-se que são 120 milhões, esse sucesso deve-se à praticidade e às várias funcionalidades do App.
O empreendedor tem a possibilidade de usar o WhatsApp Business, que tem uma variedade de funcionalidades para gestão dos contatos.
As mídias sociais são uma revolução na comunicação e um dos mais modernos tipos de atendimento atualmente.
Saber se comunicar é essencial para qualquer empresa ter sucesso nos seus projetos, não basta apenas o produto ou serviços ser bom.
Entender os tipos de atendimento e como funciona cada um deles deixam o empreendedor munido de conhecimento para poder atender melhor o seu público e desbancar a sua concorrência.
Agora que você entendeu mais sobre os tipos de atendimento, que tal saber como vender pelo whatsapp com 8 Dicas para alavancar suas vendas?
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Me ajuda a volta o whatsapp Messenger
Karoliny, você já tentou fazer o passo a passo desse artigo: https://tudoprawhats.com.br/whatsapp-baniu-meu-numero-como-recuperar/
Meu wattsap foi banido por engano não tinha conhecimento que não podia usa wattsap de terceiros como GB agora sei que e inapropriado gostaria de recuperar minha conta e usa o oficial de forma correta mim ajuda por favor [email protected]
Gostaria de recuperar minha conta e usa de forma correta mim ajuda porfavor
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Quero voltar a usar minha conta
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Boa tarde gostaria muito que VC pode me ajudar com o meu número do WhatsApp quero eu não posso usar mais 😢 estou querendo muito