4 Principais Tipos De Atendimento Para Fidelizar Os Seus Clientes

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O empreendedorismo vem crescendo muito e batendo recorde no Brasil, uma das principais causas é o acesso à internet e desenvolvimento da tecnologia, que acabou diminuindo a barreira de entrada para muitas pessoas que nunca sonharam em empreender.

Entender quais os principais tipos de atendimento ao cliente vai ajudar o empreendedor a se relacionar com o cliente da melhor forma possível. Quanto maior a concorrência, mais difícil fica ter um projeto de sucesso.

Nesse post vamos abordar os principais tipos de atendimento ao cliente para melhorar seu relacionamento com o cliente.

O que é atendimento ao cliente

tipos de atendimento
Fonte: https://br.freepik.com/fotos/negocio criado por yanalya.

Atendimento ao cliente é o suporte dado ao longo de toda a jornada de compra, que começa na prospecção ou marketing e vai até no pós-venda. Atender um cliente significa identificar as necessidades, e ofertar no momento certo a solução para ele.

Para atender o cliente da melhor forma é necessário servir o cliente ao máximo, sanando todas as dúvidas, e conduzindo a sua decisão para o produto correto. O atendimento não precisa ser obrigatoriamente passivo.

O perfil dos consumidores tem mudado muito com o acesso à internet, e eles têm cada vez mais informações, a concorrência, por sua vez, também está bem preparada. Para poder lidar com isso, o empreendedor precisa antecipar as dúvidas dos clientes, por isso o atendimento não pode ser muito passivo, caso contrário irá sair em desvantagem.

Quais os principais tipos de atendimento ao cliente

Cada consumidor tem um perfil diferente, por isso é importante que antes de rodar um projeto seja definido o público alvo e a persona, com base nisso será possível determinar alguns tipos de atendimento ao cliente como os importantes.

Existe uma variedade de tipos de atendimento ao cliente, os principais são:

1 — PDV (Ponto de Vendas) 

Essa é a maneira mais tradicional, quando falamos sobre tipos de atendimento, este abrange a modalidade presencial em lojas, stands ou postos de informação onde o cliente precisa ir ao encontro para acontecer o atendimento.

Há muito tempo essa era a principal modalidade utilizada, mas com o avanço da internet, e o surgimento de lojas virtuais, os atendimentos estão se distribuindo para diversos outros canais.

2 — Telefone

O atendimento através do telefone não é tão novo quanto a internet, mas também é um pouco recente, comparado ao PDV. Esse método pode ser realizado de maneira ativa pela empresa ou passiva, quando o cliente entra em contato.

Empresas de grande porte, acabam utilizando uma central telefônica, ou terceirizando o setor de atendimento para empresas de Call center, como Atento e a Liq (antiga Contax).

Apesar do acesso à internet está cada vez mais popular, o telefone ainda é muito utilizado, tanto para suporte, quanto para prospecção de clientes. Esse é um dos principais tipos de atendimento.

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3 — E-mail

A comunicação através dos endereços de e-mail é a maneira mais antiga de contato através da internet. Ele foi criado em 1971, mas só em 1990 que se popularizou.

Para se comunicar através do E-mail é necessário ter uma habilidade mínima de escrita e organização, dependendo da quantidade talvez seja necessário contratar softwares de E-mail marketing, como Mailchimp e Activecampaign.

Apesar de atualmente as redes sociais e mídias serem um sucesso, e muitas pessoas se comunicarem com elas, o e-mail ainda é bastante utilizado. É utilizado tanto para grandes empresas quanto para pequenas empresas.

Como o e-mail deixa um registro quando é enviado, é importante entender o básico de como escrever um e-mail, para não cometer erros ou gafes.

4 — Redes sociais e mídias sociais

As redes sociais estão cada dia mais populares, só o Facebook tem, em torno de 2 bilhões de usuários cadastrados, é quantidade muito grande, e o empreendedor precisa estar onde o cliente está.

A interação dos clientes na página da empresa já pode ser o sinal de um feedback, seja como comentários ou respostas através de mensagens diretas. Dependendo do nicho e da sua persona, as pessoas preferem ser atendidas pela própria rede social, por ser muito prático.

O WhatsApp também já tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, e só no Brasil estima-se que são 120 milhões, esse sucesso deve-se à praticidade e às várias funcionalidades do App.

O empreendedor tem a possibilidade de usar o WhatsApp Business, que tem uma variedade de funcionalidades para gestão dos contatos. 

As mídias sociais são uma revolução na comunicação e um dos mais modernos tipos de atendimento atualmente.

Saber se comunicar é essencial para qualquer empresa ter sucesso nos seus projetos, não basta apenas o produto ou serviços ser bom.

Entender os tipos de atendimento e como funciona cada um deles deixam o empreendedor munido de conhecimento para poder atender melhor o seu público e desbancar a sua concorrência.

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