4 Principais Tipos De Atendimento Para Fidelizar Os Seus Clientes

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O empreendedorismo vem crescendo muito e batendo recorde no Brasil, uma das principais causas é o acesso à internet e desenvolvimento da tecnologia, que acabou diminuindo a barreira de entrada para muitas pessoas que nunca sonharam em empreender.

Entender quais os principais tipos de atendimento ao cliente vai ajudar o empreendedor a se relacionar com o cliente da melhor forma possível. Quanto maior a concorrência, mais difícil fica ter um projeto de sucesso.

Nesse post vamos abordar os principais tipos de atendimento ao cliente para melhorar seu relacionamento com o cliente.

O que é atendimento ao cliente

tipos de atendimento
Fonte: https://br.freepik.com/fotos/negocio criado por yanalya.

Atendimento ao cliente é o suporte dado ao longo de toda a jornada de compra, que começa na prospecção ou marketing e vai até no pós-venda. Atender um cliente significa identificar as necessidades, e ofertar no momento certo a solução para ele.

Para atender o cliente da melhor forma é necessário servir o cliente ao máximo, sanando todas as dúvidas, e conduzindo a sua decisão para o produto correto. O atendimento não precisa ser obrigatoriamente passivo.

O perfil dos consumidores tem mudado muito com o acesso à internet, e eles têm cada vez mais informações, a concorrência, por sua vez, também está bem preparada. Para poder lidar com isso, o empreendedor precisa antecipar as dúvidas dos clientes, por isso o atendimento não pode ser muito passivo, caso contrário irá sair em desvantagem.

Quais os principais tipos de atendimento ao cliente

Cada consumidor tem um perfil diferente, por isso é importante que antes de rodar um projeto seja definido o público alvo e a persona, com base nisso será possível determinar alguns tipos de atendimento ao cliente como os importantes.

Existe uma variedade de tipos de atendimento ao cliente, os principais são:

1 — PDV (Ponto de Vendas) 

Essa é a maneira mais tradicional, quando falamos sobre tipos de atendimento, este abrange a modalidade presencial em lojas, stands ou postos de informação onde o cliente precisa ir ao encontro para acontecer o atendimento.

Há muito tempo essa era a principal modalidade utilizada, mas com o avanço da internet, e o surgimento de lojas virtuais, os atendimentos estão se distribuindo para diversos outros canais.

2 — Telefone

O atendimento através do telefone não é tão novo quanto a internet, mas também é um pouco recente, comparado ao PDV. Esse método pode ser realizado de maneira ativa pela empresa ou passiva, quando o cliente entra em contato.

Empresas de grande porte, acabam utilizando uma central telefônica, ou terceirizando o setor de atendimento para empresas de Call center, como Atento e a Liq (antiga Contax).

Apesar do acesso à internet está cada vez mais popular, o telefone ainda é muito utilizado, tanto para suporte, quanto para prospecção de clientes. Esse é um dos principais tipos de atendimento.

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3 — E-mail

A comunicação através dos endereços de e-mail é a maneira mais antiga de contato através da internet. Ele foi criado em 1971, mas só em 1990 que se popularizou.

Para se comunicar através do E-mail é necessário ter uma habilidade mínima de escrita e organização, dependendo da quantidade talvez seja necessário contratar softwares de E-mail marketing, como Mailchimp e Activecampaign.

Apesar de atualmente as redes sociais e mídias serem um sucesso, e muitas pessoas se comunicarem com elas, o e-mail ainda é bastante utilizado. É utilizado tanto para grandes empresas quanto para pequenas empresas.

Como o e-mail deixa um registro quando é enviado, é importante entender o básico de como escrever um e-mail, para não cometer erros ou gafes.

4 — Redes sociais e mídias sociais

As redes sociais estão cada dia mais populares, só o Facebook tem, em torno de 2 bilhões de usuários cadastrados, é quantidade muito grande, e o empreendedor precisa estar onde o cliente está.

A interação dos clientes na página da empresa já pode ser o sinal de um feedback, seja como comentários ou respostas através de mensagens diretas. Dependendo do nicho e da sua persona, as pessoas preferem ser atendidas pela própria rede social, por ser muito prático.

O WhatsApp também já tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, e só no Brasil estima-se que são 120 milhões, esse sucesso deve-se à praticidade e às várias funcionalidades do App.

O empreendedor tem a possibilidade de usar o WhatsApp Business, que tem uma variedade de funcionalidades para gestão dos contatos. 

As mídias sociais são uma revolução na comunicação e um dos mais modernos tipos de atendimento atualmente.

Saber se comunicar é essencial para qualquer empresa ter sucesso nos seus projetos, não basta apenas o produto ou serviços ser bom.

Entender os tipos de atendimento e como funciona cada um deles deixam o empreendedor munido de conhecimento para poder atender melhor o seu público e desbancar a sua concorrência.

Agora que você entendeu mais sobre os tipos de atendimento, que tal saber como vender pelo whatsapp com 8 Dicas para alavancar suas vendas?

Gostou desse conteúdo? Qual tipo de atendimento você mais utiliza no seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

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7 comentários em “4 Principais Tipos De Atendimento Para Fidelizar Os Seus Clientes”

  1. Meu wattsap foi banido por engano não tinha conhecimento que não podia usa wattsap de terceiros como GB agora sei que e inapropriado gostaria de recuperar minha conta e usa o oficial de forma correta mim ajuda por favor [email protected]

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