Descubra quais os tipos de linguagens de programação mais importantes

By

5
(2)

Uma linguagem de programação é um recurso recheado de padrões para explanar orientações para um computador, ou seja, é um agrupamento de símbolos e códigos usados para definir um programa de computador ou desenvolvimento web.

Entender os tipos de linguagens de programação pode fazer com que o seu negócio se destaque em comparação ao outros, pois o mercado de tecnologia cresce a cada dia, e existem poucos profissionais programadores no Brasil.

Com a pandemia, o setor de tecnologia aumentou ainda mais o seu valor de mercado, crescendo durante a pandemia, enquanto alguns setores demitiam profissionais, o setor de tecnologia contratava mais pessoal

Nesse post vamos abordar os tipos de linguagem de programação mais importantes.

O que é linguagem de programação

tipos de linguagens de programação

A linguagem de programação é uma forma de comunicação entre o programador e a máquina, para se comunicar com a máquina, enviar comandos e alterar layouts, o programador se utiliza de regras sintáxicas e códigos.

Quais os tipos de linguagens de programação existentes

A linguagem de programação é a base para a criação de todas as aplicações digitais, sejam sites, aplicativos ou programas de computador, existem dois tipos de linguagem de programação, os principais são: linguagens de baixo nível e de alto nível. 

Linguagem de baixo nível

Apesar de ter esse nome a linguagem de baixo nível não tem nada a ver com algum conteúdo impróprio ou palavrões. Esse tipo de língua é completamente direcionada para a máquina, serve como uma ligação inseparável entre o hardware e o software.

Esse tipo de linguagem é mais complexo de trabalhar, pois, não é muito intuitivo e simples, um dos principais objetivos da linguagem de programação é facilitar a comunicação entre o programador e a máquina.

As linguagens de baixo nível podem ser de máquinas ou de montagem.

Linguagem de máquina

É o modelo mais antigo das linguagens, é baseado em um conjunto de dígitos ou bits binários que o computador lê e interpreta, esse idioma é o único que os computadores entendem

Linguagem de montagem ou Assembly

A linguagem Assembly é uma evolução da linguagem de máquina, mas ainda não chega a ser considerada uma comunicação de alto nível.

Apesar de essa linguagem ser armazenada no formato de texto, as máquinas não conseguem interpretar a linguagem Assembly, para ser utilizada é necessário realizar uma conversão para a linguagem de máquina, através do programa Assembler.

No programa são criados códigos condensados, ágeis e eficientes, que agora conseguem fazer uma ponte entre o programador e a máquina

Descubra quais os tipos de linguagens de programação mais importantes 1

Linguagem de alto nível

Esse tipo de linguagem tem o objetivo tornar o trabalho do programador mais simples e rápido, pois são mais simples de serem interpretadas. Existem também a possibilidade de inserir códigos usando outros idiomas como o português ou inglês, por exemplo.

Dentro das linguagens existem duas ferramentas, que são o tradutor e o compilador. O tradutor realiza traduções de programas escritos em uma linguagem de máquina, para que o computador consiga interpretar.

O compilador permite a tradução do programa de uma vez só, deixando o processo mais rápido, pois o tradutor realiza a tradução por pequenas partes. 

As principais linguagens de alto nível são Javascript, PHP, Python e Ruby.

Quais as linguagens de programação mais utilizadas

Java

A Java é uma das linguagens que estão no topo da popularidade, uma das características principais é a sua portabilidade, pois é possível compilar qualquer programa em Java para qualquer tipo de aparelho.

Os aplicativos criados para android são criados em sua maioria utilizando a linguagem Java.

JavaScript

A JavaScript é uma linguagem de programação que foi originalmente processada como um fragmento dos navegadores web, isso possibilitava que scripts pudessem ser executados próximo ao cliente, realizando interações com o utilizador, sem precisar passar o script pelo servidor.

Essa linguagem ainda é muito usada majoritariamente em aplicações web, mas já estão começando a realizar testes no desktop e no mobile. É uma das linguagens mais antigas em relação às outras, mas ainda é bastante utilizado, pela sua simplicidade.

C++

A linguagem C++ é uma versão atualizada do C-, embora seja também muito antiga, é muito utilizada para criação de softwares mais complexos e pesados, como CRM’s, jogos para PC, e outros.

PHP

Muitas aplicações web são criadas através da linguagem PHP, pois uma das principais vantagens é incluir funções para uma página que o HTML não suporta, além disso, também é bastante utilizada para interligar informações de páginas com banco de dados MySQL. 

Python

Essa é considerada por muitos a linguagem mais simples de entender, por isso a sua popularidade é muito alta, é bastante usado em desenvolvimento web e machine learning.

Dependendo do projeto que você tenha em mente, se ele usa algum tipo de tecnologia, é importante que você entenda um pouco sobre os tipos de linguagem de programação para poder aplicar no seu projeto de maneira direta ou indiretamente.

Aproveite e descubra também como criar um chatbot no Messenger e WhatsApp.

Curtiu esse post? Já usou programação em algum projeto? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

Descubra quais os tipos de linguagens de programação mais importantes 2

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário