7 Dicas para fazer um bom marketing no WhatsApp

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Com mais de 140 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp tem no país a segunda maior quantidade de contas criadas no mundo. Com isso, muitas empresas acabam aproveitando o mensageiro para se conectar com seus clientes.

Utilizar um bom marketing no WhatsApp é uma maneira de atrair audiência e vender de forma mais consistente. Entretanto, é imprescindível saber planejar uma boa estratégia e adaptar a comunicação para a ferramenta.

Por essa razão, revelaremos neste artigo como fazer um bom marketing no WhatsApp de forma prática e objetiva.

Leia mais sobre o Uso de Whatsapp em Vendas:
Os Segredos para realizar Vendas pelo celular (WhatsApp e Instagram)
10 Dicas Para Melhorar O Atendimento No WhatsApp E Impulsionar As Suas Vendas

Dicas para fazer um bom marketing no WhatsApp Business

Usar o WhatsApp para se comunicar com a audiência é uma ótima maneira se relacionar e vender. Porém, nem todos os empreendedores sabem fazer um bom marketing no WhatsApp.

Saber o que fazer, no momento certo, pode ser decisivo para encantar o seu cliente e aumentar as suas vendas. Por isso, separamos algumas dicas importantes para quem utiliza o mensageiro para se comunicar com potenciais clientes.

Antes de mais nada comece migrando para o Whatsapp Business:
[2023] WhatsApp Business É Seguro? Quais As Vantagens Em Usar O App?
WhatsApp Business como funciona? O que é? É pago? o que come? Onde vive?

7 Dicas para fazer um bom marketing no WhatsApp

1. Comunicação personalizada,
2. Não seja inconveniente,
3. Use imagens, vídeos, áudios e documentos,
4. Seja objetivo,
5. Use Gatilhos mentais,
6. Faça Chamadas para ação,
7. Monitore e acompanhe.

Quer saber detalhes e como executar essas dicas?

Confira cada tópico explicado no nosso artigo completo.

  1. Comunicação personalizada: 

O WhatsApp é ótima chance de converter clientes individualmente, algumas empresas usam a lista de transmissão otimizar o atendimento. Porém, a lista não permite a personalização de mensagens. 

Personalize suas mensagens com o nome do lead ou outras informações que chamem a atenção. Isso aumenta a taxa de resposta, pois transmite um cuidado maior com a comunicação.

  1. Não seja inconveniente: 

A diferença entre o remédio e o veneno está na dose, por isso não envie muitas mensagens de marketing apelativas ou em momentos inadequados. Esse cuidado respeitará a privacidade do cliente e reduzirá a taxa de bloqueios da conta.

  1. Use imagens, vídeos, áudios e documentos: 

Não é todo mundo que consegue ser conciso em um texto, por essa razão que usar imagens, vídeos e áudios pode ajudar na explicação de algum assunto. Vídeos ou fotos mostrando como o produto ou serviço funciona é um ótimo exemplo disso.

  1. Seja objetivo: 

Vender é mais sobre ouvir do que falar, então não adianta enviar mensagens longas com textos muito grande e complexos, cheios de tecnicidades. Envie mensagens simples e diretas respeitando o nível de consciência do lead. 

  1. Use Gatilhos mentais: 

Os gatilhos mentais foram uma grande descoberta para o marketing, publicados por Robert Cialdini no livro “Armas da Persuasão”. Os 6 gatilhos são: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, autoridade, escassez.

Utilize-os com moderação, de acordo a cada estágio do funil, que isso aumentará as chances de conversão.

  1. Faça Chamadas para ação: 

Incentive seus leads a agirem através de CTA’s (chamadas para ação) claras e objetivas. Por exemplo. O CTA pode ser um pedido de resposta ou o clique em algum link, por exemplo.

  1. Monitore e acompanhe: 

Analise o desempenho de suas campanhas de marketing no WhatsApp para verificar qual abordagem tem mais sucesso com a sua base. Ajuste sua estratégia conforme as informações obtidas e consiga aumentar sua conversão.

Mensagens de saudação no WhatsApp usando marketing digital

Muitas vezes a primeira impressão é a que fica, por isso, é importante enviar uma mensagem de saudação que não seja invasiva com sua audiência. Para isso, tenha um perfil de cliente ideal definido, registre as informações mais frequentes e escolha as categorias de cada mensagem.

Ao usar um funil de vendas e um CRM, por exemplo, é possível identificar rapidamente o nível de consciência do usuário. Com isso a mensagem de saudação pode ser personalizada com características das suas necessidades.

Leia sobre como configurar as mensagens automáticas no Whatsapp:
WhatsApp Business Como Ativar Mensagens Automáticas [Tutorial 2023]

marketing no WhatsApp
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Exemplo de mensagem de saudação no WhatsApp generalista 

“Olá [Nome do lead]! Muito obrigado por entrar em contato! Envie a sua dúvida abaixo que um atendente te responderá em alguns instantes.”

Exemplo de mensagem de saudação no WhatsApp específica 

“Olá[Nome do lead]! Seja bem-vindo a [nome da sua empresa]! Se você quer conversar com um vendedor, envie sua digite sua dúvida abaixo e aguarde o atendimento. 

Caso deseja conhecer mais sobre nossos serviços, acesso nosso site:[endereço do site] para mais informações.”

É possível fazer uma campanha de Google ads para WhatsApp sem ser boqueado?

Se você já viu algum anúncio no Google redirecionando direto para WhatsApp, provavelmente ele foi bloqueado posteriormente. O Google Ads não permite esse formato de anúncio, pois uma de suas políticas são os requisitos de destino.

O Google vai avaliar se a página de destino do anúncio corresponde aos requisitos de destino. Caso não esteja de acordo com as regras, o anúncio não será aprovado.

Em alguns casos podem ocorrer a aprovação, mas depois de algum tempo, o anúncio será bloqueado, podendo incorrer no risco de perder a conta de anúncios.

Para oferecer uma boa experiência ao usuário, o Google listou alguns exemplos que devem ser evitados, onde o link de WhatsApp pode se enquadrar:

Conteúdo de destino com o objetivo principal de mostrar anúncios:

Direcionar tráfego (seja por “arbitragem” ou outros métodos) a destinos com mais anúncios do que conteúdo original, com pouco ou nenhum conteúdo original ou com publicidade demais.

Conteúdo de destino replicado de outra origem, sem agregar valor como conteúdo original ou sem outra funcionalidade:

Espelhamento de outras páginas já indexadas no Google, uso de frames, cópia de conteúdo de outra origem ou sites modelo, ou pré-gerados que mostram conteúdo duplicado.

Destinos que servem apenas para direcionar usuários a outro lugar:

Página intermediária e de entrada, checkout de pagamento e outras páginas intermediárias usadas somente para direcionar a outros sites.

Destinos que mostram uma mensagem indicando que eles não oferecem nenhum serviço:

Um domínio reservado, um site que se destina apenas a reservar um endereço da Web, mostrando “Em construção”, “Em breve” ou mensagens semelhantes.

Destinos incompreensíveis ou que não fazem sentido:

Páginas em branco ou conteúdo sem sentido na página de destino.

Esses são alguns exemplos de requisitos de destino do Google ads, para acessar todas as regras dos requisitos de destino clique aqui. Isso significa que até pode-se anunciar para link de WhatsApp, porém será necessária uma página de vendas, de cadastro ou um site. 

Já que 92% dos brasileiros usam o WhatsApp diariamente, usar o App para vender e se relacionar com clientes é uma boa alternativa. Porém, para poder fazer um bom marketing no WhatsApp é importante entender as necessidades dos clientes para alcançar um bom resultado.

Por ser um App de mensagens instantâneas, a comunicação precisa ser bem adaptada, para que a mensagem não soe muito superficial. Os gatilhos mentais ajudam adaptar a mensagem e aumentar a conversão, porém precisa ser usados moderadamente para não parecer uma mensagem falsa.

Além disso, usar o um CRM é essencial para o controle e organização da equipe de vendas, isso, com certeza, irá otimizar o atendimento ao cliente e tornar o processo de vendas mais simples. 

Leia mais sobre o Uso de Whatsapp em Vendas:
Os Segredos para realizar Vendas pelo celular (WhatsApp e Instagram)
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