WhatsApp Business como funciona? O que é? É pago? o que come? Onde vive?

By

5
(1)

Para você que não estava presente na terra, nos últimos anos, um aplicativo revolucionou o jeito das pessoas se comunicarem, o nome do App é o WhatsApp.

Em 2018, o WhatsApp lançou a sua nova versão: o WhatsApp Business, que é a versão comercial do App de mensagens, que ganhou vários usuários em pouco tempo.

Nesse post vamos descobrir tudo do WhatsApp Business como funciona: o que é, onde vive e o que come.

Qual a diferença do WhatsApp Business para o WhatsApp comum?

Na versão comercial do aplicativo de mensagens você tem muitas possibilidades que o WhatsApp tradicional não possui.

A diferença principal é que o WhatsApp business é focado para empresas, então se você é prestador de serviços, empreendedor, tem um loja ou qualquer empreendimento, pode se comunicar com a versão business.

Etiquetas

imagem WhatsApp business como funciona

A etiqueta é uma das melhores ferramentas da versão business do App, você consegue marcar com etiquetas as conversas, deixando as conversas mais organizadas.

Você pode filtrar as conversas através das etiquetas, o que pode facilitar ainda mais você encontrar seus clientes, principalmente se o seu empreendimento tiver uma alta demanda.

Mensagens automatizadas

Se você já fez algum atendimento através do WhatsApp, já percebeu que muitas informações que os clientes solicitam são muito parecidas, no WhatsApp business você consegue automatizar algumas dessas mensagens.

Você pode criar 3 categorias de mensagens: respostas rápidas, mensagem de ausência e mensagem de saudação.

Mensagem de respostas rápidas

Nessa mensagem, você tem a possibilidade de escolher atalhos para que a mensagem completa apareça na sua tela. É uma boa opção para fazer com perguntas frequentes sobre o seu produto, vai facilitar muito, e te poupar tempo.

Mensagem de saudação

Essa mensagem é enviada quando alguém entra em contato com o seu WhatsApp pela primeira vez, ou depois de 14 dias sem entrar em contato com você.

Mensagem de ausência

Com essa mensagem, você pode programar uma mensagem para quando você não puder responder, seja durante o horário não-comercial, ou quando estiver de folga.

Catálogo de produtos

imagem Catálogo whatsapp como funciona

O catálogo de produtos é uma ferramenta disponibilizada para possibilitar a disponibilidade das informações sobre os produtos e serviços que a sua empresa vende, você pode cadastrar cada detalhe na descrição, e ainda colocar o preço também.

O que pode economizar o seu tempo com o atendimento, muitas vezes, o público tem interesse apenas em saber o preço do produto ou serviço, com o catálogo, você não precisa enviar nenhuma mensagem para a pessoa, se não quiser.

Existe também a possibilidade de compartilhar com o seu contato através do ícone de anexo, caso alguém solicite o preço do seu produto ou serviço.

Localização no perfil

Se o seu empreendimento for um empreendimento local, você pode deixar fixado no seu perfil, a sua localização, isso facilita com que seu cliente possa te encontrar mais rápido. É um ótimo artifício para restaurantes.

Estatísticas

estatísticas whatsapp como funciona

Não adianta você fazer vários atendimentos e não ter como metrificar todos esses dados que você acumula durante os atendimentos.

Por isso a versão business do WhatsApp permite que você analise algumas métricas de envio de mensagens.

São métricas simples, que fazem você identificar: mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas.

WhatsApp business como funciona é pago?

Apesar de o WhatsApp Business ter muitas vantagens para os empreendedores, prestadores de serviços e negócios locais, ele é totalmente gratuito para empresas, sem ser necessária nenhuma contrapartida financeira.

WhatsApp Business como funciona telefone fixo?

Apesar de o Whatsapp ser desenvolvido especificamente para celular, é possível criar uma conta com o seu número fixo. Se você tem um negócio local, como um restaurante, salão, etc.

No momento do cadastro, você pode direcionar o código para ser enviado através de ligação, e não de SMS.

  • Ao abrir o aplicativo e iniciar o cadastro de uma nova conta, toque em “Concordar e Continuar”; 
  • O WhatsApp vai fazer a sugestão de usar o número do chip que está no celular. Toque na opção “Usar outro número”, no final da tela; 
  • Digite o número fixo que você deseja registrar, e confirme, selecione seu país na lista, o código do Brasil é +55. Digite o seu número de telefone, com o código de área (DDD).
  • Toque em OK para que o código seja enviado; 
  • O WhatsApp Business vai informar que não foi possível enviar o SMS. Toque em “OK” e, depois, em “Me ligue”;
  • Você receberá uma ligação eletrônica no número fixo, informando o código de confirmação; 
  • Digite o código que você recebeu, finalize o seu cadastro, preenchendo os dados da sua empresa, e pronto, já pode usar o WhatsApp com número fixo.

WhatsApp Business verificado

Segundo o próprio WhatsApp, existem duas categorias de contas business, a conta comercial comum, que basta você fazer o download, e você já tem acesso a ela. A conta comercial oficial, que é uma conta que tem um selo de verificado.

A versão verificada só é disponibilizada para algumas empresas que são bastante conhecidas, pois ainda não é possível que contas comerciais comuns façam a solicitação para serem verificadas.

Nesse post você viu as maravilhas que o WhatsApp business pode oferecer para você e o seu negócio, se quiser se aprofundar mais, saiba como utilizar o WhatsApp business em mais de um PC.

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário