O WhatsApp vem se tornando cada vez mais uma importante ferramenta de comunicação entre os brasileiros.
O aplicativo já passa dos bilhões de usuários mundiais.
É muito importante conhecer o WhatsApp Business como ativar corretamente para extrair o melhor dessa ferramenta.
Nesse artigo vamos falar sobre o WhatsApp Business e como configurar e ativar as mensagens automáticas.
Leia mais sobre o uso de Whatsapp Business para o seu negócio:
–9 Modelos Secretos de Mensagens Prontas WhatsApp Business
–WhatsApp Business Funções: Bot. Vantagens Que Não Te Contaram [Atualizado 2023]
WhatsApp Business como ativar mensagens automáticas
O processo de ativar as mensagens automáticas no WhatsApp Business é muito parecido com o do WhatsApp Messenger, é necessário realizar o download do aplicativo em algumas das lojas de aplicativos, como a Apple Store ou na Play Store do Google.
O WhatsApp é uma das formas mais rápidas e dinâmicas de se comunicar atualmente, muitas pessoas quando querem realizar uma compra vão procurar o mesmo para tirar dúvidas sobre o produto.
Para isso é importante realizar um planejamento da sua divulgação, e definir uma boa estratégia de marketing digital.
Com o aumento da concorrência, o mercado está exigindo muita estratégia.
O WhatsApp Business tem diversas ferramentas para vários empreendimentos, principalmente para negócios locais.
Ele é muito usado em atendimentos, saiba que você pode utilizá-lo em vários computadores, assim aumentando o fluxo de seu atendimento e as chances de vender produtos ou serviços com seus clientes.
É possível salvar mensagens, definir horários e muito mais.
WhatsApp Business: como ativar uma mensagem automática
No WhatsApp Business é permitido criar algumas mensagens de boas vindas para quem entra em contato com o seu estabelecimento.
Essa automação possibilita uma grande economia de tempo no fluxo do atendimento.
Existem 3 maneiras de automatizar mensagens na sua conta do aplicativo de mensagens: mensagem de ausência, mensagem de saudação e respostas rápidas.
Configurar o Whatsapp Business: como configurar uma mensagem de saudação
A primeira impressão geralmente é a que fica, e se você quiser causar uma boa impressão na mente do seu potencial cliente, é importante definir uma mensagem de saudação.
Se você deseja causar boa impressão no primeiro contato, você deve ter uma lista com frases de abordagem de vendas no WhatsApp.
Assim que o prospect entrar em contato pela primeira vez, irá receber a mensagem que você configurou.
Para isso é só seguir os passos abaixo.
1° Passo
Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de menu, que fica localizado no canto superior direito da tela.
2° Passo
Toque em “Configurações” para acessar as configurações do mensageiro.
3° Passo
Toque em “Configurações da empresa” para definir a sua mensagem.
Depois, toque em “Mensagem de saudação” para ativar a resposta automática, que será enviada quando seus clientes entrarem em contato.
4° Passo
Habilite a opção “Enviar mensagem de saudação” e toque no símbolo do lápis para escrever a sua mensagem.
5° Passo
Digite a mensagem que você definiu, seja criativo e acolhedor, pois é a primeira vez que o potencial cliente entra em contato com você, se desejar, acrescente emojis.
Toque em “OK” quando terminar, para salvar a mensagem que você escreveu.
7° Passo
Finalize tocando em “salvar” para concluir todo o processo.
Como ativar mensagem de ausência no aplicativo?
Nem todo momento você estará disponível para responder às demandas do seu prospect, por isso é importante configurar uma mensagem de ausência, para quando ele entrar em contato.
Para realizar todas as definições é importante seguir os passos listados abaixo:
1° Passo
Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de menu, que fica localizado no canto superior direito da tela.
2° Passo
Toque em “Configurações” para acessar as configurações do mensageiro.
3° Passo
Toque em “Configurações da empresa” para definir o whatsapp business com sua mensagem.
Depois, toque em “Mensagem de ausência” para configurar a resposta automática, que será enviada quando seus potenciais clientes entrarem em contato fora do horário de trabalho.
4° Passo
Habilite a opção “Enviar mensagem de ausência” e toque no símbolo do lápis para escrever a sua mensagem.
5° Passo
Digite a mensagem que você definiu, seja criativo e transparente, informando um melhor horário para que e o potencial cliente entre em contato com você, se desejar, acrescente emojis.
Toque em “OK” quando terminar, para salvar a mensagem que você escreveu, depois toque no canto superior direito na opção “salvar” para finalizar o processo.
WhatsApp Business: como ativar as respostas rápidas
Outra ferramenta importante para quem utiliza o WhatsApp como meio de atendimento é o “respostas rápidas”.
Apesar de não serem automáticas, como as mensagens de ausência e saudação, esse instrumento pode ser uma mão na roda.
Muitas perguntas dos prospects podem ser bastante repetitivas, como dúvidas sobre preço, entrega e garantia.
Nessa ferramenta você pode enviar essas respostas através de um atalho.
Sempre que fizer esse atalho, não será mais necessário digitar toda a resposta novamente quando um cliente entrar em contato.
Para ativar uma resposta rápido é preciso seguir os passos abaixo:
1° Passo
Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de menu, que fica localizado no canto superior direito da tela.
2° Passo
Toque em “Configurações” para acessar as configurações do mensageiro.
3° Passo
Toque em “Configurações da empresa” para definir a sua mensagem com perfil comercial.
Depois, toque em “Respostas Rápidas” para configurar os atalhos definidos, que serão enviados quando as dúvidas mais comuns forem feitas pelos seus potenciais clientes.
4° Passo
Ao acessar essa tela, o WhatsApp Business mostrará uma mensagem padrão, que é enviada através de um atalho também padrão.
Para alterar a mensagem e o atalho, toque sobre a mensagem para alterar as preferências.
5° Passo
Altere o texto e o atalho da forma que você desejar, para tornar o atendimento muito mais rápido.
É possível ativar palavras-chave para fazer com que a sua mensagem apareça automaticamente.
Depois é só tocar no canto superior direito da tela para salvar o atalho que você criou.
Caso queira adicionar mais atalhos, para agilizar o fluxo do seu atendimento, vá para tela de respostas rápidas novamente e toque no ícone “+”, que fica no canto inferior direito da tela.
Leia mais sobre o uso de Whatsapp Business para o seu negócio:
–9 Modelos Secretos de Mensagens Prontas WhatsApp Business
–WhatsApp Business Funções: Bot. Vantagens Que Não Te Contaram [Atualizado 2023]
WhatsApp Business como configurar número fixo
Esse processo não é tao dificil quanto as pessoas pensam.
Você irá seguir o processo normalmente, como se tivesse cadastrando um chip/ numero de smartphone.
A única diferença é na na parte de inserir um numero de telefone, pois você colocará o numero do seu telefone fixo.
Selecione a opção “Me ligue”, anote o código de verificação que será passado e continue o processo até o final
Gostou desse tutorial do WhatsApp Business como fazer as mensagens automáticas?
Já conhecia essas ferramentas? Deixe um comentário e compartilhe com a gente como você configurou as suas mensagens.