Utilizar o WhatsApp para realizar atendimentos é uma realidade na maioria dos negócios atualmente. A popularidade do mensageiro fez com que muitos empreendedores o adotassem como meio de comunicação.
Aprender a melhorar o atendimento no WhatsApp é essencial para todos que pretendem vender mais ou fidelizar seus clientes. Além de poder conhecer melhor sua audiência e conseguir se antecipar às objeções.
Por essa razão, apresentaremos algumas dicas neste artigo para melhorar o atendimento no WhatsApp para poder impulsionar o seu atendimento.
Quais os benefícios de um atendimento pelo WhatsApp?
Empregar o aplicativo de mensagens no atendimento traz inúmeros benefícios. Confira alguns abaixo:
Rapidez no atendimento
A troca de mensagens pelo WhatsApp são rápidas e dinâmicas, pois a maioria das pessoas fica grudada no celular e atenta às notificações, o que não acontece no e-mail, por exemplo.
Intimidade como cliente
Conversar pelo WhatsApp é algo bem pessoal, já que a pessoa já está familiarizada. O ambiente é amigável, pois é o mesmo que conversa com amigos, se a sua comunicação for também amigável trará bons resultados.
Aprenda também a como criar mensagens de saudação para os seus clientes.
Versão comercial gratuita
O mensageiro tem uma versão comercial, chamada WhatsApp Business, com algumas funções vantajosas, como respostas rápidas, automáticas, etc. Todas as funcionalidades são gratuitas e estão disponíveis para Android e IOS.
Leia Mais Sobre Vendas Online:
– Como vender pelo whatsapp: 8 Dicas para alavancar suas vendas
–✔️[2023] 10 Frases de Abordagem de Vendas no WhatsApp Matadoras (copie e cole)
Como melhorar o atendimento no WhatsApp?
– Use WhatsApp Business
– Faça integração com um CRM
– Adapte sua comunicação
– Tenha um roteiro
– Estipule horários para o atendimento
– Realize multi atendimento pelo WhatsApp
– Use chatbots
Como melhorar o atendimento no WhatsApp e WhatsApp Business
- Use apenas um número
Durante o crescimento do empreendimento é natural querer terceirizar o setor de atendimento, porém muitos cometem o erro de usar um número de celular para cada vendedor, acabando confundindo o potencial cliente.
Existem algumas soluções tecnológicas que permitem centralizar o atendimento usando apenas um número.
- Use WhatsApp Business
A versão comercial do mensageiro tem muitas funções vantajosas para empreendedores. A função de mensagem automática possibilita enviar uma mensagem de saudação padrão para sua audiência.
Você pode inclusive utilizar o WhatsApp Business no seu computador.
- Adapte sua comunicação
O WhatsApp é uma ferramenta muito íntima para a maioria das pessoas, afinal é onde conversam com seus amigos. Busque se comunicar de uma maneira leve, para o atendimento soe como uma conversa, deixe as formalidades para trás.
Os emojis são um instrumento essencial para tornar a mensagem mais rápida e dinâmica, mas não abuse muito para não parecer muito falso.
- Estipule horários para o atendimento
Por ser um App de mensagens instantâneas, é comum que algumas pessoas enviem mensagens altas horas da noite, esperando serem atendidas. Por isso é importante que você determine um horário de atendimento e coloque na descrição do perfil.
Dessa forma você alinha as expectativas com sua audiência, evitando futuros descontentamentos.
- Realize multi atendimento pelo WhatsApp
Existem muitas soluções no mercado que permitem colocar muitos atendentes em um número, como a ChatSac. Assim que o cliente entra em contato é repassado para o atendente que estiver disponível no momento.
- Use chatbots
Com o desenvolvimento da internet muitas soluções surgiram, uma delas é o chatbot. Por meio do robô você pode agilizar o atendimento, qualificando a audiência ou simplesmente respondendo dúvidas frequentes.
- Faça integração com um CRM
CRM são plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, ao realizar essa integração você terá a possibilidade de consultar o histórico das mensagens e definir estratégias de vendas mais assertivas, como Inside Sales, por exemplo.
- Tenha um roteiro
Se prepare para a realização do atendimento criando um roteiro das mensagens, assim quem ficar responsável não ficará perdido se receber alguma resposta inesperada.
Levante as principais objeções sobre seu produto ou serviço e crie respostas persuasivas usando técnicas de copywriting. Dessa maneira, qualquer pessoa, mesmo que nova no cargo, poderá se comunicar com segurança.
- Personalize ao máximo
Em 2022 não adianta mais realizar atendimentos pasteurizados, realize uma catalogação das informações de cada cliente para poder fornecer um atendimento personalizado.
O atendimento personalizado faz com que o cliente se sinta valorizado e tenha uma boa experiência de compra ou suporte.
- Equilíbrio é tudo
Se o seu negócio exigir uma comunicação ativa, tome cuidado para não se exceder na quantidade de mensagens. Por ser um aplicativo íntimo, ninguém quer ficar recebendo mensagens o tempo todo de alguém indesejado.
Envie mensagens quando necessário, de forma estratégica e planejada, assim o cliente não sente que sua privacidade foi invadida.
Leia Mais Sobre Vendas Online:
– Como vender pelo whatsapp: 8 Dicas para alavancar suas vendas
–✔️[2023] 10 Frases de Abordagem de Vendas no WhatsApp Matadoras (copie e cole)
Melhorar atendimento no WhatsApp Business
Se a propaganda é a alma do negócio, o atendimento deve ser o coração. Não basta apenas vender um produto, é importante se relacionar com o cliente para que futuramente ele possa comprar outros produtos ou possa indicar para outras pessoas.
Entender como melhorar o atendimento no WhatsApp Business é indispensável nos dias de hoje, pois a maioria das pessoas usa o App para se comunicar.
Qualquer negócio que pretende vender precisa estar onde o cliente está, com o WhatsApp não seria diferente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa melhorar o atendimento no WhatsApp e vender muito.