[Guia Básico] Como Criar Um Chatbot No Messenger e WhatsApp

By

5
(2)

Chatbot é um sistema computacional projetado para imitar uma conversa real entre humanos, tudo isso acontece devido a uma inteligência artificial. Essa tecnologia ajuda na velocidade do atendimento, tornando o processo mais rápido.

Compreender como criar um chatbot é uma maneira de levar o seu atendimento para outro nível, pois no mundo atual, tudo está muito rápido e dinâmico, e cada minuto economizado pode fazer uma diferença considerável nos resultados da empresa.

Nesse post vamos demonstrar como criar um chatbot de forma simples e prática.

O que é um chatbot

como criar um chatbot
Fonte: https://br.freepik.com/vetores/bandeira. criado por roserodionova

O chatbot é um robô que conversa com outras pessoas automaticamente através da internet, através de uma inteligência artificial.

Esse sistema já é muito comumente utilizado por grandes empresas, como as de telefonia, que utilizam chatbots através de mensagens de sms.

Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da concorrência, muitas pequenas empresas estão procurando a ajuda de novas tecnologias para agilizar os processos, e conseguirem se destacar no mercado perante aos outros concorrentes.

Como funciona o chatbot?

Os chatbots são programas baseados na tecnologia de inteligência artificial. A inteligência artificial é uma área de ciência da computação que tem como propósito criar dispositivos ou sistemas que se assemelham à capacidade humana de se comportar, raciocinar e tomar decisões.

No momento que esse chatbot é inserido no seu chat online, ele irá registrar padrões no decorrer de todo o atendimento para adaptar e configurar respostas padrões, com o intuito de tornar o atendimento mais rápido e dinâmico, da maneira mais natural possível.

A ferramenta precisa transparecer o máximo de humanidade mesmo sendo um robô, pois muitos clientes no momento da compra não se sentem completamente confortáveis assistidos, quando falamos de um chatbot.

Uma pesquisa realizada pela Qualibest em 2020 confirmou essa tese, 31% dos consumidores entrevistados não gostam do atendimento através de chatbots, e outros 41% odeiam essa forma de atendimento.

Por isso, não é só importante saber como criar um chatbot, mas também fazer com que ele seja o mais humanizado possível, para não ocorrer um distanciamento dos clientes, devido ao atendimento robotizado.

[Guia Básico] Como Criar Um Chatbot No Messenger e WhatsApp 1

Quanto custa criar um chatbot?

Agora que você já sabe da importância de saber como criar um chatbot, e já entende como funciona, quanto será que custa esse chatbot?

Não existe uma fórmula mágica para identificar preços de uma criação de um chatbot, pois não é um produto e sim um serviço, serviços tem uma natureza mais relativa do que produtos, por isso a dificuldade de detalhar os preços, porém vamos decifrar esse enigma.

Para criar um chatbot é necessário considerar a complexidade das funcionalidades empregadas no sistema, e a solução do problema que você deseja resolver. Esses são os principais elementos que vão pesar no momento de criação de um chatbot, pois dependendo da complexidade, a mão de obra será mais escassa e mais cara.

Se for algo muito inovador e disruptivo terá um valor mais alto, mas se for algo simples, o valor será menor, pois será um processo mais simples de ser realizado.

Como criar um chatbot no Facebook

Para criar um chatbot no Facebook, usando o messenger é necessário acessar a parte de developers do Facebook e ter acesso a diversos tutoriais de como criar um bot para chamar de seu. 

Você irá precisar de uma das 3 ferramentas para criar o seu robozinho:

Webhook

O Webhokk é onde está localizado o código do Facebook messenger, que registra e processa o envio e o recebimento de mensagens. Ele irá possibilitar você configurar o seu robô.

GitHub

GitHub é um sistema de gestão de projetos e versão de código, e também é uma rede social criada especificamente para desenvolvedores. O principal diferencial do GitHub é que ele permite que você gerencie seu projeto com a participação de desenvolvedores de todo o planeta.

Glitch

Se você não tem um servidor para implementar o Webhook, existe a possibilidade de você realizar um projeto de webhook remix ou inicial no Glitch, que irá disponibilizar um URL público por meio de HTTPS para o seu webhook.

Para saber com mais detalhes, acesse o tutorial completo na área de developers do Facebook

Como criar um chatbot no WhatsApp

Em 2018 foi lançado o WhatsApp business e com ele algumas outras funcionalidades, como a API, que são protocolos da web, que permite que diferentes ferramentas que estão localizadas na nuvem possam se integrar e se comunicar.

Através do WhatsApp business API você já é possível integrar bots ao WhatsApp e automatizar algumas funções, porém ainda não são todas as empresas que têm acesso a operar essa ferramenta.

Mesmo com algumas restrições vale a pena verificar o Guia da API disponibilizado pelo Facebook para trabalhar com o WhatsApp business API.

Tomar a decisão de criar um chatbot é uma decisão que deve ser bem avaliada dependendo do seu público, da sua empresa, da proposta do seu produto, são muitas variáveis que podem influenciar para essa escolha.

Atualmente no mercado existem diversas opções de chatbots que já estão prontos, se o seu caso é só automatizar algumas mensagens simples, sem ser nada de muito inovador, talvez esses softwares atendam os seus objetivos.

Em algum momento você irá precisar da utilização de uma dessas duas formas se você desejar escalar o seu negócio. Os chatbots irão economizar muito tempo com questionamentos repetitivos que tomavam muito tempo da equipe de atendimento, e você poderá direcionar esse tempo para outras tarefas mais importantes.

Gostou desse conteúdo? Já está decidido entre criar um chatbot ou contratar? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

[Guia Básico] Como Criar Um Chatbot No Messenger e WhatsApp 2

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário