O Aviso De Privacidade Do WhatsApp É Realmente Preocupante?

By

5
(3)

As redes sociais e as mídias sociais se tornaram um sucesso, o Instagram, Facebook e WhatsApp tem bilhões de usuários em todo o mundo, facilitando a comunicação mundial, com alguns toques ou cliques, pessoas de países diferentes conseguem se conectar.

Atualmente existe um clima muito tenso nas redes sociais relacionado a privacidade e liberdade, por isso o aviso de privacidade do WhatsApp acaba gerando uma euforia na maioria dos usuários, mas será que todos esse burburinho tem algum sentido?

Nesse post vamos abordar se o aviso de privacidade do WhatsApp é realmente preocupante para os usuários.

O que é o novo aviso de privacidade do WhatsApp

aviso de privacidade do WhatsApp

Aviso de privacidade e a LGPD

Tudo começou em agosto de 2016, quando o WhatsApp começou a compartilhar dados como Facebook, visando uma melhor comunicação do cliente com as empresas.

Em agosto de 2020, quando se iniciou uma divulgação do aviso de privacidade do WhatsApp para todos os usuários brasileiros, muito disso por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em setembro de 2020 no Brasil.

Chegaram a cogitar que o aviso de privacidade seria algo que permitiria que o número fosse clonado, mas o próprio WhatsApp desmentiu esse boato. Em tese, eram políticas de privacidade que visavam garantir mais transparência nas informações pessoais que o WhatsApp armazena dos usuários.

Mudanças nas regras

No início de 2021 a polêmica sobre privacidade voltou à tona novamente, agora sobre os termos de uso e suas políticas de privacidade, a novidade é que se caso o usuário não aceitar as novas políticas de privacidade, a sua conta seria desativada até a aceitação dos novos termos.

Na nova política de privacidade do App, o usuário seria obrigado a permitir o compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook. Segundo o próprio WhatsApp, isso não iria interferir em nada nas conversas privadas, era só mais uma forma de transparência entre o App e seus usuários.

Para tentar esclarecer sobre as atualizações e evitar confusões, o WhatsApp fez uma pequena arte para divulgar e esclarecer.

aviso de privacidade do whatsapp

Na imagem o WhatsApp tenta reforçar que os dados das pessoas continuam armazenados da maneira mais segura possível, mas apesar dessas afirmações, a suspeita de compartilhamento de dados sigilosos ainda continua na maior parte dos usuários.

Qual o receio no compartilhamento dos dados entre Whatsapp e Facebook?

O WhatsApp é um aplicativo que foi fundado em 2009 por Jan koum e Braian Acton, a principal missão do WhatsApp era ser uma plataforma de troca de mensagens simples e sem propagandas.

Durante um período existia uma taxa de USD 1 que poucas pessoas pagavam, essa ideia com o tempo foi abandonada e App se tornou completamente gratuito e sem propagandas, porém sem propaganda e taxas o WhatsApp não tem como ser investimento superavitário.

Ao compartilhar esses dados com o Facebook, iria ajudar as empresas que anunciam no Facebook e Instagram, que teriam mais acesso a dados dos usuários, para realizarem anúncios mais segmentados, e consequentemente melhorando o desempenho dos anúncios. 

Com esse compartilhamento de dados aumentando a receita com anúncios do Facebook, o WhatsApp começaria a gerar uma renda para o grupo Facebook de maneira indireta. Provavelmente esse seria um dos receios dos usuários com esse compartilhamento.

Depois de muito burburinho sobre o tema, e preocupação dos usuários sobre essa mudança, o WhatsApp resolveu adiar essas mudanças, o novo dia para o divulgação da nova política de privacidade será no dia 15 de maio de 2021.

O Aviso De Privacidade Do WhatsApp É Realmente Preocupante? 2

Quais as novas mudanças?

No novo aviso de privacidade do WhatsApp, a principal mudança será no seu irmão mais novo, o WhatsApp Business. Nessa mudança, as empresas cadastradas no aplicativo poderão gerenciar informações de clientes através do Facebook.

As informações compartilhadas seriam informações básicas como: nome, telefone, aparelho, dados de pagamento e outros dados básicos e anônimos. Os dados referente a conversas, mensagens e mídias no geral não seriam compartilhados, pois, possuem criptografia de ponta a ponta.

Com esse compartilhamento a empresa poderia usar o Facebook para entrar em contato com o cliente, ao invés de usar apenas o WhatsApp Business. 

O WhatsApp informou que quando um usuário entrar em contato com uma empresa que está compartilhando os dados com o Facebook irá aparecer uma notificação informando essa condição.

Se a pessoa não se sentir segura para seguir compartilhando seus dados com o Facebook, pode parar de interagir com a empresa ou bloquear. 

Conclusão

O compartilhamento das informações entre o WhatsApp e Facebook a princípio não são muito preocupantes, visto que os mesmos dados já estavam sendo compartilhados desde 2016, o receio dos usuários são as futuras mudanças que podem vir depois dessas atuais.

A internet ficou muito popular por ter muito conteúdo gratuito, músicas gratuitas, informações, filmes, etc, mas a cada dia que passa e os usuários aumentam fica cada vez mais difícil algo totalmente gratuito na internet.

Como não existe almoço grátis, se você não está pagando por algo, provavelmente é você que é o produto. O grupo Facebook faturou cerca de US$18,32 bilhões em julho de 2020 apenas com anúncios.

Esses anúncios são feitos para os usuários das plataformas, ou seja, apesar de uma rede social, o Facebook também é uma empresa de mídia, como a Televisão aberta é, só que com dados mais detalhados.

Para a rede social conseguir ser mantida é necessário a venda de espaços para a realização de anúncios, nessa troca, o usuário ganha de forma gratuita uma rede social para se comunicar com o mundo.

Muitos não acham justo essa troca, e você o que acha? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

O Aviso De Privacidade Do WhatsApp É Realmente Preocupante? 3

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário