O atendimento ao cliente é uma das formas de fidelizá-lo, e fazer com que fique mais tempo na sua base, aumentando ainda mais as vendas. O bot pode ser utilizado para automatizar algumas partes do processo.
Por essa razão, entender o que é bot pode tornar o seu atendimento muito mais rápido, economizando o tempo da sua equipe de atendimento.
A palavra bot é derivada do inglês, e é uma abreviatura da palavra robot, que traduzido para o português significa robô. Esse robô ou bot é um software criado para representar atitudes humanas diversas vezes, com um roteiro pré-determinado.
O que é bot?
Os bots, que podem ser conhecidos também como robôs virtuais, são sistemas que operam através da internet, com infinitas possibilidades, e realizando algumas tarefas que são repetitivas.
Esse tipo de sistema geralmente não necessita de um acompanhamento para que a automação aconteça, basta instalar e inicializar, que os comandos serão realizados, tudo vai depender do software que você escolher.
Com o avanço da tecnologia esse tipo de software está se popularizando cada vez mais no meio empresarial. Os chatbots foram uma tendência no ano de 2020, e promete muito mais para os próximos anos.
Segundo uma pesquisa da Chatbots Magazine, cerca de 69% dos consumidores dão preferência para serem atendidos por bots, para resolver dúvidas rápidas.
Para que serve um bot
Processos rápidos
Existem diversas funcionalidades para os bots, mas uma das que mais se destaca é a automatização de processos, principalmente no setor de atendimento e vendas.
Os bots ajudam no processo, economizando o tempo da sua equipe, pois muitas vezes alguns setores que lidam com os clientes acabam respondendo muitas perguntas repetitivas, tudo isso toma muito tempo de trabalho, e fadigando a sua equipe.
O sistema pode trabalhar numa primeira etapa do atendimento, filtrando assim os clientes que estão realmente interessados, sem perder o tempo de trabalho de um funcionário.
Atendimento rápido
Como foi evidenciado na pesquisa da chatbots magazine, a maior parte das pessoas preferem chatbot para um atendimento mais simplificado. Essas questões pequenas e repetitivas podem não parecer, mas no final de um período podem somar uma boa quantidade de tempo.
Além de uma rapidez no atendimento, o chatbot traz uma redução de custos para a empresa, pois se não fosse adquirido um software de bot, a empresa precisaria contratar mais vendedores para poder realizar os atendimentos, que converteria em mais salários, encargos e riscos trabalhistas.
Um bot pode trabalhar 24 horas por dias e 7 dias por semana, sem necessitar o pagamento de um salário, encargos e horas extras, e também sem ficar cansado, tudo isso por um preço muito menor.
Observações antes de contratar um bot
Com tantas vantagens fica irresistível não adquirir um bot para fazer o atendimento da sua empresa, porém vai depender do público e do conceito do seu negócio. Se você tem um produto mais personalizado, talvez não faça sentido para esse negócio.
É importante tomar um cuidado para que o atendimento não fique muito robotizado, pois bot pode acabar afastando clientes, ao invés de atrair, pois, não gera conexão com a pessoa atendida.
Com a concorrência cada vez maior, quem não avança em tecnologia acaba ficando para trás. Por essa razão, saber o que é bot, e para que serve, pode acabar destacando a empresa perante aos seus concorrentes.
Por mais que a organização possua um atendimento 100% humano e muito bem avaliado pelos clientes, o bot ou um FAQ podem ser opções para eliminar aquele tempo perdido com respostas repetitivas.
Se a contratação de um bot se tornar uma realidade, não deixe que o atendimento se torne robotizado, e estrague a experiência do cliente no momento do atendimento.
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