(2021) WhatsApp Business API Grátis? Como usar, documentação [Atualizada]

By

5
(2)

O WhatsApp Business API é uma das ferramentas mais avançadas para comunicação online, a utilização desse mecanismo não é uma exclusividade de grandes empresas.

O lançamento oficial do sistema WhatsApp Business foi em 2018 e no mesmo ano já ganhou novos dispositivos de comunicação entre usuários e empresas, o WhatsApp Business API foi um desses. 

Nesse artigo você vai descobrir o que é o WhatsApp Business API e para que serve.

O que é WhatsApp Business API?

whatsapp business api

Para entender o que é essa ferramenta, é preciso entender o que é uma API( Application Program Interface ), que em português a sigla significa “Interfaces de Programação de aplicações”.

As APIs são protocolos da internet que permitem com que diferentes ferramentas distribuídas na nuvem “comuniquem-se” umas com as outras. 

Um exemplo simples da utilização de uma API é o de uma pessoa que necessita emitir notas e boletos para fechar o pedido de um cliente. 

A ferramenta vai conectar o sistema de gestão da empresa ao sistema de geração de boletos ou de notas fiscais.

Dessa forma o processo se torna simples e centralizado.

As empresas estão buscando os APIs pelo WhatsApp ser um excelente canal de vendas, a possibilidade de utilizá-lo em vários computadores possibilita aumenta o fluxo de seus atendimentos e aumentar suas vendas.

WhatsApp Business API, como funciona?

O WhatsApp Business API foi especificamente desenvolvido para empresas de médio e grande porte, pois possibilita uma comunicação eficiente com clientes em todo o mundo através do WhatsApp de maneira segura e confiável.

O objetivo do serviço é facilitar a comunicação de médias e grandes empresas com seus clientes.

Entretanto, os benefícios desta solução podem ser aproveitados por organizações de qualquer porte.

Com a liberação do WhatsApp Business API, foi possível e mais fácil agregar o mensageiro a algum sistema de atendimento digital.

Isso possibilita que uma empresa utilize um chatbot ou gerencie vários atendentes em um só número de telefone.

(2021) WhatsApp Business API Grátis? Como usar, documentação [Atualizada] 2

WhatsApp Business API, como usar?

O acesso a essa solução para grandes empresas ainda é restrito, isso significa que é necessária uma aprovação da plataforma.

Então, é obrigatório que o negócio interessado em fazer uma integração faça uma parceria com provedores de soluções globais (Solution Partner ou Solution Provider) para desenvolver legalmente o WhatsApp Business API.

Caso o provedor que você contratou não tenha essa autorização, ele está violando os termos de serviço do WhatsApp, e você pode correr o risco de ter a sua conta cancelada.

Atualmente, para facilitar a integração do WhatsApp Business API, o Facebook fez uma parceria com 46 provedores globais especializados, a lista está no diretório do provedor WhatsApp Business API.

Qual a documentação para realizar a WhatsApp Business API

Antes de iniciar algum tipo de integração é importante se cadastrar no gerenciador de negócios do Facebook e concluir a verificação da empresa, caso contrário não será possível finalizar o cadastro no WhatsApp Business API.

Para realizar o processo de verificação de empresa, é importante enviar alguns dados para a plataforma do Facebook.

Número de identificação

Para enviar um número de identificação para a verificação, você deve ser administrador da conta do Gerenciador de Negócios do Facebook.

Alguns anunciantes residentes na China também precisam realizar a verificação da conta bancária. 

Confirmação de identidade

  • Caso você queira ter uma empresa verificada, clique no botão para confirmar a identidade.
  • Selecione um tipo de documento de identificação governamental, como CNPJ ou CPF e carregue uma foto do seu documento, caso você não tenha um documento de identificação com foto para enviar, carregue dois documentos oficiais, confira a lista de documentos que o Facebook aceita.
  • Depois de enviar o seu documento com foto ou documentos oficiais, clique em Avançar.
  • Após isso você receberá uma notificação do Facebook no seu perfil pessoal depois que a equipe do Facebook analisar seu documento e tomar uma decisão. 

Importante: O Facebook vai precisar também verificar a identidade de um administrador da sua conta do Gerenciador de Negócios para poder avançar no processo de verificação da empresa.

Os detalhes da empresa

Insira os dados da sua empresa e clique em Avançar. 

Importante: As informações sobre a empresa que você digita durante o processo de verificação ficarão visíveis publicamente se a sua Página tiver um amplo público nos EUA ou se veicular anúncios sobre temas sociais, eleições ou política nos EUA.

Selecione a sua empresa

Identifique a empresa e selecione a correta na lista ou selecione “Não há correspondência para nenhuma dessas opções” caso sua empresa não seja exibida.

Importante: Se você selecionar “Não há correspondência para nenhuma dessas opções”, ignore as etapas de três a cinco e saiba como carregar documentos oficiais para concluir o processo de verificação.

Confirme os dados da empresa

Defina um número de telefone que você tem acesso no menu suspenso e clique em Avançar.

Código de verificação

Escolha se você prefere receber o código de verificação pelo número de telefone comercial, por SMS, ligação telefônica ou email. 

A opção de verificação através do número de telefone não está disponível em todos os países. Caso você não receba o código, solicite o envio de um novo.

Ou verifique seu domínio

Caso seu domínio já esteja verificado, clique em Usar verificação de domínio. Caso contrário, finalize o processo de verificação de domínio.

Depois, volte à Central de Segurança e selecione Continuar. 

Insira o código

Digite o código de verificação que você recebeu através do meio de comunicação escolhido, caso tenha verificado através do domínio não será necessário.

Insira seu código de verificação. Clique em Enviar.

Caso você receba uma confirmação que a empresa foi verificada, não será preciso fazer mais nada, a confirmação pode não vir de maneira imediata, se isso acontecer com você, é possível consultar o status da confirmação na central de segurança.

Gostou desse artigo sobre WhatsApp Business API? Qual o seu objetivo para utilizar essa aplicação? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

(2021) WhatsApp Business API Grátis? Como usar, documentação [Atualizada] 3

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário