Como Cobrar Um Cliente Sem Ser Ignorado (Passo a Passo)

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Se você tem um negócio, seja como renda extra ou como seu negócio principal, você provavelmente já deve ter passado por alguma situação controversa, como cobrar um cliente, por exemplo. Adversidades como essa são mais comuns do que você pensa.

Apesar de o Brasil ter sofrido um grande crescimento econômico em meados de 2007, e com isso ter experimentado o fácil acesso ao crédito, muitas pessoas ainda não têm acesso a um cartão de crédito, e até pouco tempo atrás alguns nem tinham a posse de uma conta bancária.

No momento de vender algum produto ou de prestar algum serviço, o vendedor precisa ter um jogo de cintura para definir a forma de pagamento mais adequada.

Nesse post vamos aprender como cobrar um cliente sem ser ignorado.

Qual a melhor maneira de cobrar um cliente?

como cobrar um cliente

A inadimplência é um dos riscos que pode afetar um empreendedor no Brasil, com a pandemia essa taxa vem aumentando. Em agosto de 2020 o CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) registrou a maior alta na inadimplência em 10 anos.

Com todo esse aumento é natural que algumas contas atrasem, mas você como empreendedor deve ter a habilidade de saber realizar uma cobrança de maneira eficiente, para que consiga reaver esse valor que se encontra em atraso. Mas qual a melhor maneira de cobrar um cliente?

A cobrança é uma situação muitas vezes embaraçosa, mas o que a pessoa que vai cobrar precisa ter em mente é a postura de uma cobrança não-abusiva. Isso significa que, mesmo que a pessoa esteja devendo, a abordagem deve ser feita sempre de maneira amistosa.

A premissa por trás dessa abordagem é conseguir reaver o valor, sem atrapalhar a relação com o cliente, pois ele pode vir a comprar mais vezes depois dessa situação. Muitas vezes a dívida deve ter acontecido por alguma dificuldade financeira, e quando tudo estiver se restabelecendo, a pessoa irá honrar todas as suas dívidas.

Como Cobrar Um Cliente Sem Ser Ignorado (Passo a Passo) 2

Como fazer uma cobrança de forma educada?

Fazer uma cobrança de forma educada ou amistosa é essencial para manter a relação com o cliente intacta, para que no futuro vocês possam fazer negociações sólidas. 

Para isso é necessário seguir alguns passos para que a negociação corra bem, os passos são:

Atenção a linguagem

Fique atento a forma como se comunica, mantenha uma postura educada, mas, ao mesmo tempo firme, para não aparentar nervosismo.

Transmita uma mensagem tranquila, e mostre que a situação está sob controle. Seja amigável, não é porque a pessoa está devendo, que ela virou uma inimiga sua, mantenha sempre a calma.

Jamais deprecie a pessoa

Muitas pessoas não sabem como cobrar um cliente, e no momento da cobrança acabam depreciando a pessoa, seja num momento de raiva ou porque acredita que essa seja a maneira adequada de tratar um devedor. Alguns chegam a divulgar para outras pessoas a situação do indivíduo.

Se o devedor receber essa informação, pode se sentir ofendido, ficar chateado com você, e até processá-lo, então se você não quer mais dor de cabeça, não deprecie a pessoa.

Respeite o horário

Tome muito cuidado para não ser inconveniente com o devedor. Mesmo que você esteja precisando muito do valor, não demonstre desespero procurando a pessoa em horários inapropriados. Não ligue, nem envie mensagens altas horas da noite e aos finais de semana.

Se você agir dessa forma, pode correr o risco da pessoa ficar chateada, e ainda te bloquear nas redes sociais, dificultando o seu acesso a ela.

Não cobre juros absurdos

Algumas pessoas usam a tática de cobrar juros para pressionar o cliente a pagar a dívida, mas se esses juros não foi acordado anteriormente com ele, pode soar um pouco oportunista, e cá entre nós, se a pessoa não consegue pagar o valor “X”, aumentar esse valor só vai dificultar ainda mais o recebimento.

Então, se não foi acordado antes, evite cobrar juros sobre a dívida. Seja o mais claro possível com o devedor, pois dependendo da pessoa, essa tática pode surtir o efeito contrário.

Sem ameaças

Aprender a cobrar um cliente é quase uma arte, e se você acabar perdendo as estribeiras e fazer algum tipo de ameaça pode piorar ainda mais a situação. 

Mesmo que seja uma circunstância constrangedora e irritante, seja sempre comedido nas palavras, pois dependendo do que for falado, pode acabar afastando ainda mais o devedor de você, seja por raiva ou medo, e nesse momento é tudo que não queremos, correto?

Faça o possível para ser paciente com a pessoa o máximo que puder.

Como fazer uma cobrança por WhatsApp?

O WhatsApp é um meio de comunicação fantástico e gratuito, por que não utilizar ele para realizar as suas cobranças? 

É importante que todos os passos anteriores sejam também seguidos a risca, pois se o devedor se sentir um pouco ofendido ou ameaçado, pode acabar te bloqueando, e consequentemente dificultando o acesso a ele.

Alguns passos simples para você entender como cobrar um cliente por WhatsApp são:

Apure o número

Antes de já chegar enviando mensagens para a pessoa, faça uma verificação rápida e confirme se é mesmo o contato do devedor, para que você não seja inconveniente com outra pessoa

Educação e objetividade

Como foi falado anteriormente, não é porque a pessoa está em dívidas, que você tem o direito de ser mal-educado com ela, por isso seja educado no trato com o devedor.

Seja o mais objetivo e claro possível na mensagem, para que o cliente entenda todas as informações e não haja ruído na mensagem. 

Seriedade

Evite ser muito brincalhão no momento da cobrança e não envie muitos emojis, por mais que você conheça a pessoa em questão, aquele é um momento de negócios. Se você não levar aquele momento a sério, o devedor pode também entender como uma brincadeira.

Valores e prazos

Negocie com o indivíduo, e encontre uma data e valor que sejam de comum acordo entre os dois. Faça o possível para que o devedor se comprometa naquela data acordada pagar o valor combinado.

Conclusão

Depois de entrar em um acordo com a pessoa, conclua a conversa com a mesma educação do início e se despeça.

É verdade que a vida de empreendedor não é fácil, aprender a cobrar um cliente é só uma das várias habilidades que um empreendedor precisa ter. 

É importante ter em mente que na maioria das vezes as pessoas não querem se endividar, se isso aconteceu, foi por algum motivo de força maior. 

Procure entender o seu cliente, converse com ele e se puder ofereça uma ajuda que possibilite ele a fazer o dinheiro que precisa para quitar a dívida, sugira formas alternativas de renda, por exemplo. Ajudando o cliente dessa forma, você também está se ajudando.

Gostou desse conteúdo? Já passou pela situação de cobrar alguma dívida? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

Aproveite e veja também O que é Rapport? 7 passos para vender muito mais.

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