Rapport o que é? 7 passos para vender muito mais

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Existe um preconceito muito grande sobre vendas, principalmente no Brasil, em que a venda é algo chato, que tira algo de você.

Quando vemos um vendedor, às vezes preferimos evitar o contato, pensando que ele é um vilão, mas, na verdade as coisas não são assim.

A verdade é que o processo de venda é uma troca entre duas pessoas, onde as duas pessoas saem ganhando, uma operação de ganha-ganha.

Se a pessoa toma distância de algum vendedor, provavelmente ele não sabe sobre rapport o que é, e como ele pode beneficiar ainda mais os seus resultados de vendas.

Rapport é conexão

rapport o que é

Não sei se já parou para notar que no dia a dia nos deparamos com toda a categoria de pessoa, existem as pessoas que são mais extrovertidas, outras mais introvertidas, mas existem as que se superam.

Existem pessoas que você acabou de conhecer, que com poucos minutos de conversa, você já se sente à vontade com ela mais do que com muitos amigos, pois é, essa conexão se deve ao rapport.

Mas o que significa esse tal de rapport?

Rapport o que significa?

O rapport é uma expressão derivada do francês “rapporter”, que quer dizer “criar relação”. Apesar de parecer muito com a palavra em português “repórter”, não existe nenhuma conexão entre a profissão e a técnica psicológica.

Essa técnica psicológica é utilizada para estabelecer uma conexão com outra pessoa por meio da geração de empatia, essa empatia irá fazer com que a pessoa crie menos resistências, e se sinta mais à vontade ao conversar com você.

Muitos profissionais de sedução utilizam o rapport para que tenham sucesso nas abordagens à sua futuras companheiras. E ela também é comumente utilizada por profissionais em vendas para poder fechar ainda mais vendas.

Mas como uma técnica psicológica vai trazer aumento nas suas vendas?

Se rapport é uma técnica para criar empatia, afinidade, ou sintonia com outra pessoa, fica mais fácil você realizar uma venda para a pessoa que já tem essa conexão, do que realizar uma venda para outro indivíduo que não te conhece, ou não foi com a sua cara.

Isso não quer dizer que você vai ter que concordar em tudo com o seu cliente, mas que irá haver mais confiança e receptividade da parte dele, em relação a você.

Não basta você apenas criar uma conexão de você com o cliente, mas deve haver uma troca, em que o cliente crie uma conexão com você também, caso contrário, só você vai acreditar que está impressionando, enquanto só está sendo chato.

Mas como fazer esse tal de rapport da maneira correta?

Rapport técnicas, 7 passos para aumentar suas vendas

Para se estabelecer um rapport de qualidade, e fazer com que uma pessoa fique realmente conectada com você, é importante se atentar a alguns passos.

Passo 1 — Contato visual

Pessoas que não costumam olhar nos olhos, costumam gerar uma certa desconfiança por parte da outra pessoa, mesmo que a pessoa não seja má, seja apenas questão de timidez, ela acaba passando uma impressão de não querer muita proximidade.

E se você quer estabelecer uma rapport, o que mais você quer é proximidade, correto? Então, sempre que possível, mantenha o contato visual com o seu cliente ou lead.

Passo 2 — Nome

Chamar a pessoa pelo nome, pode parecer meio bobo, mas a verdade é que as pessoas se importam em serem chamadas pelo nome. Então, quando for iniciar uma conversa, comece perguntando o nome pessoa, e sempre que puder chamá-la pelo nome, faça

Passo 3 — Sorriso

Ninguém merece um vendedor ranzinza, né? Se a pessoa não está feliz ao vender o produto, a pessoa que está querendo comprar pode ficar receosa, ao ver um rosto fechado e mal-humorado. 

Além de quê, o sorriso é uma ótima tática para quebrar o gelo, então aproveite enquanto não existe imposto para sorriso, e sorria.

Passo 4 — Paciência é uma virtude

Muitas pessoas costumam ter um pavio curto, mas você como vendedor, não pode ser impaciente com o seu cliente ou prospect, nem com as outras pessoas que você precisa falar, antes do seu prospect.

Não é porque você quer falar com o presidente da empresa, que você vai tratar a secretária de uma forma fria e calculista, trate as outras pessoas da etapa do mesmo jeito que você trataria o cliente.

Passo 5 — Elogie, sem excessos

Quem não gosta de ser elogiado, não é? Isso massageia o ego de qualquer um, então, sempre que puder e tiver a oportunidade de elogiar a pessoa por alguma fala ou atitude dela, faça.

Se você conseguir ser específico no elogio, irá surtir ainda mais efeito, caso contrário irá parecer mais um vendedor chato.

Passo 6 — Pesquise

Esse passo é um dos principais. Pesquise sobre a pessoa, vasculhe as redes sociais dela, veja o que costuma postar, opiniões políticas e ideológicas, isso vai facilitar muito o processo de conexão com a pessoa.

Se você for conversar com uma pessoa, da qual você não sabe nada, ficará mais difícil criar uma sintonia entre vocês.

Passo 7 — Espelho

Essa técnica é a mais poderosa que existe dentro do rapport, alguns profissionais descrevem o rapport o que é, como apenas espelhamento.

Nessa estratégia você vai repetir os gestos que a outra pessoa faz, até o tom da voz você vai deixar no mesmo tom, mas tome cuidado para não ficar imitando demais, e a pessoa perceba

Faça tudo de uma maneira que fique natural, quando você menos esperar, a pessoa já vai se sentir à vontade com você, o que vai tornar o processo de venda muito mais fácil.

Percebeu como a venda não é apenas um processo financeiro? Não é só o vendedor que ganha o dinheiro, quando o produto é bom e a conexão com o vendedor é boa, a venda acaba se tornando uma consequência da conexão estabelecida.

Depois que você conhece o rapport o que é, você não fica preso apenas àquela venda no curto prazo. Quantas vezes você já voltou a comprar num estabelecimento só pelo atendimento que o vendedor te deu?

Ou seja, um rapport bem feito no atendimento ao cliente, pode te gerar não só uma venda, como muitas vendas no futuro, pois o cliente percebe que você não quer apenas vender por vender, mas que está realmente preocupado em atendê-lo bem.

Fique atento sempre, para não se tornar muito mecânico no rapport, apesar de o rapport ser uma técnica, você não precisa parecer um robô, fazendo tudo milimetricamente certinho.

Agora que você conseguiu entender que a venda é muito mais que uma operação financeira, você descobriu a importância do rapport o que é, sabe como aplicar de forma adequada para alavancar ainda mais suas vendas, aprenda como vender pelo WhatsApp

Conte nos comentários se você já usou o rapport alguma vez e qual passo você pretende implementar primeiro.

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