Como Enviar Mensagem Para Clientes Sumidos E Reativar (Modelos para Copiar e Colar)

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Com o aumento da concorrência, cada dia se torna ainda mais caro adquirir um cliente novo. Por isso, fidelizar os clientes e torná-los compradores recorrentes costuma ser bem mais barato do que atrair novas pessoas.

Uma das diversas maneiras de fidelizar um comprador é enviando uma mensagem para clientes sumidos. Dessa maneira você atinge uma pessoa que já experimentou do seu produto e conhece o seu negócio, tornando mais fácil conversão.

Por consequência disso, iremos mostrar neste artigo como enviar mensagem para clientes sumidos e aumentar a suas vendas muito com isso.

mensagem para clientes sumidos

Por que enviar mensagem para clientes inativos é tão importante?

Conquistar um cliente novo exige um esforço muito grande, dependendo da estratégia e do segmento de mercado. É necessária muita publicidade ou muita produção de conteúdo para adquirir esse consumidor.

Esse investimento está na fórmula de custo de aquisição de clientes, o CAC, que divide os investimentos em marketing pelo número de clientes conquistados.

Diante disso, concluímos ser muito mais barato e simples abordar um consumidor que já comprou algum produto seu, do que realizar uma prospecção com outras pessoas que ainda desconhecem o seu negócio.

Ao enviar uma mensagem para clientes inativos, você terá uma chance maior dessas pessoas comprarem de você. Afinal eles já fizeram isso uma vez, já que estão na sua base.

Como abordar cliente para reativar?

Antes de abordar qualquer cliente é importante que você realize um planejamento para que a abordagem seja efetiva e gere bons resultados para seu negócio.

Separamos algumas dicas importantes para abordar cliente para reativar:

1. Analise com detalhes seus clientes inativos

É importante que você saiba o motivo pelo qual o consumidor está sumido. Com essa informação em mãos se torna mais fácil contornar alguns tipos de objeções que ele tenha. 

Se você tiver CRM, vá até ele e consulte as informações disponíveis, elas serão essenciais para dar um direcionamento na abordagem. Se não tiver, pode acessar o histórico de mensagens no WhatsApp ou histórico de e-mails.

Nessa etapa você precisa saber com quem está lidando, para se comunicar da melhor maneira.

2. Mulheres e crianças primeiro: defina prioridades

Logo após realizar o levantamento de informações, identifique quais delas são importantes e urgentes. Para facilitar essa distinção, use a matriz de Eisenhower.

A matriz de Eisenhower é uma estrutura utilizada para gerenciar tarefas ou projetos. Assim você conseguirá priorizar os clientes com demandas mais urgentes e importantes primeiro.

Dessa maneira você consegue auxiliar o consumidor e aumentar as chances de reativação.

3. O seguro morreu de velho: Planeje o approach 

Agora você precisa estabelecer quais ações serão feitas para poder reativar esse cliente. Uma campanha de desconto exclusivo, recompensa digital faz sentido, pois pode ativar o gatilho de reciprocidade.

Porém, é preciso que esse approach seja adequado para cada perfil de consumidor. Dependendo da forma de abordagem, o cliente pode se sentir incomodado.

Ainda, faça um planejamento de qual é a melhor a linguagem mais adequada que você deve utilizar na mensagem para clientes sumidos WhatsApp.

4. Coma pelas beiradas e avance lentamente

Dependendo do consumidor, apenas uma mensagem não será suficiente para conseguir reativá-lo. 

Se for necessário, passe o cliente por todas as etapas do funil de vendas novamente e identifique possíveis “pontas soltas”, assim você irá qualificá-lo melhor para a venda.

Uma boa dica para acelerar e melhorar o processo é utilizar vários atendentes no mesmo WhatsApp.

5. Não deixe passar nada, registre tudo

Registre todas as informações durante as abordagens, desde o tom de voz do cliente, até as respostas escritas e palavras que mais usa. Tudo isso servirá de base para realizar uma análise do que está funcionando nessa reativação. 

Desta maneira você consegue mensurar o desempenho do time de vendas e criar processos mais ágeis.

Uma maneira eficiente de controlar e registrar as mensagens é usando o WhatsApp Business da sua empresa em mais de um PC.

Assim, todos atendentes conseguem ter mais controle do processo, a empresa mantém um caráter sério, e fica mais fácil de manter os registros.

WhatsApp Web em varios computadores

Para que você não fique perdido tentando criar abordagens do zero, separamos alguns exemplos de mensagem para clientes sumidos.

Exemplos de mensagem para clientes sumidos WhatsApp (CLIQUE PARA COPIAR)

  1.  Demonstre Saudades
Oi, [cliente]! Tudo bem com você?⁣⁣⁣⁣
⁣Já tem um tempinho que você não visita nosso site, nem visualiza nossas mensagens, estamos sentindo a sua falta 🥺 !
Nos conte o assunto que mais te atrai ou o produto que mais gosta clicando nesse link:
[link redirecionado para uma pesquisa].
Se você não tiver mais interesse em receber mensagens, tudo bem, mas fique sabendo que sentimos sua falta por aqui mesmo assim!
Aguardamos seu retorno, até mais.
  1. Dê Parabéns em datas comemorativas
Olá, [cliente], tudo bem com você?
Pensou que a gente esqueceria dessa data tão especial? Receba nossos parabéns, e para ficar ainda melhor preparamos um presentinho para você.
Nessa data especialíssima, estamos te oferecendo um mega cupom de desconto [código de desconto].
Na sua próxima compra você terá [quantidade de desconto] somente durante [tempo do desconto] .
Então, não deixe essa oportunidade passar e resgate logo o seu cupom!
Parabéns [cliente], felicidades.
  1.  Novidade na área
Olá [cliente], você já conferiu a nossa [novidade em questão]? Ainda não? O que você está esperando?
Temos uma variedade de produtos e com precinho super acessível!
Clique aqui, acesse nossa loja e veja essas [novidades em questão]. Elas estão imperdíveis!
(link da loja)
E para ficar ainda melhor, preparamos um desconto de [quantidade]% de desconto, especialmente para você aproveitar!
Basta inserir o código: [código do cupom] na hora de finalizar a compra.
Estamos te aguardando!
  1.  Pergunte para o cliente
Oi [cliente], tudo bem?
Percebemos que já faz um tempo que você não compra mais nossos produtos.
A sua última avaliação dos nossos produtos foi negativa, podemos saber qual foi o motivo dessa experiência?
Poderia nos contar o que nós poderíamos melhorar? 
Queremos entender essas questões para aprimorar ainda mais nossos produtos e atendimento.
Se precisar de qualquer direcionamento, é só nos comunicar.
Aguardamos a sua resposta!

Saber se relacionar com clientes é muito importante para a fidelização deles. Uma maneira de fazer isso é enviando mensagem para clientes sumidos.

O caminho para realizar uma reativação bem sucedida é respeitar o perfil de cada cliente, personalizando a abordagem de acordo a cada consumidor.

Confira também as melhores 17 mensagens de boas-vindas para seus clientes no WhatsApp.

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WhatsApp Web em varios computadores
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