Bot No WhatsApp: Vantagens E Desvantagens Para Seu Negócio [2023]

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A conversão de vendas no WhatsApp é até 40% maior do que em outros canais de comunicação digital, segundo estudo da OmniChat. O fato do mensageiro ser mais acessado que outros apps ajuda na visualização das mensagens.

A funcionalidade de Bot no WhatsApp pode ajudar muitos negócios que pretendem escalar o seu atendimento. Ao atender mais pessoas, isso pode gerar mais conversões nas vendas, e quem não quer vender mais, não é mesmo?

Em função disso, apresentamos este artigo para mostrar as vantagens e desvantagens da utilização de um bot no WhatsApp.

O que é um bot no WhatsApp?

Um bot para WhatsApp é uma automação que atua como um robô no WhatsApp. Esse robô pode realizar inúmeras funções, como enviar mensagens, coletar dados, realizar pesquisas, etc.

Automações no atendimento ajudam a otimizar todo o processo, a realizar operações, fornecer um suporte mais rápido, e aumentar a satisfação dos clientes.

A criação desses robôs pode ser por regras árvores de decisão ou NLP (Processamento de Linguagem Natural). Desta maneira é possível criar uma comunicação mais rápida e dinâmica com a audiência.

Leia mais sobre WhatsApp Business Funções: Bot. Vantagens Que Não Te Contaram [Atualizado 2021]

Vantagens no uso de bot de atendimento no WhatsApp

Atendimento ao cliente 24 horas por dia

Uma das grandes vantagens de utilizar um bot no WhatsApp é a sua disponibilidade 24 horas por dia. Isso é importante, pois muitas pessoas podem entrar em contato fora do horário comercial, se forem atendidos rapidamente, têm maior chance de fechar uma venda.

Em um atendimento pessoal individual, as dúvidas e atendimentos só são possíveis durante o horário comercial. Ao usar um chatbot para WhatsApp no atendimento, pode ser acionado a qualquer momento, sem deixar um potencial cliente esperando.

Experiência personalizada

Cada pessoa possui uma demanda diferente e pode se comunicar de uma maneira específica, como tratamento de gênero e uso de gírias, por exemplo.

Por isso, é essencial propiciar uma resposta adaptada e empática a cada mensagem. Softwares com inteligência artificial que usam NLP (Processamento de Linguagem Natural) podem ajudar numa comunicação personalizada.

A personalização gera uma experiência única para o cliente, fazendo-o sentir-se numa comunicação exclusiva, gerando um encantamento do cliente.

Otimização do tempo

Outra principal vantagem de utilizar bot no WhatsApp para atendimento é a otimização do tempo do atendimento aos clientes. Isso acontece, pois, o robô funciona automaticamente sem a necessidade de um atendente humano.

Dessa forma é possível acabar com filas de espera ou torná-la mais rápidas, pois as respostas são instantâneas, enviadas mesmo fora do horário comercial.

Um chatbot para WhatsApp no atendimento pode funcionar realizando uma triagem nos primeiros interessados, realizando perguntas frequentes e descartando leads que não se encaixem no perfil da pessoa.

Desse modo, a equipe de atendimento pode ficar muito mais focada em atender pessoas com perfil bem mais qualificado.

Bot No WhatsApp: Vantagens E Desvantagens Para Seu Negócio
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Desvantagens no uso de bot de atendimento no WhatsApp

Chatbots podem ser caros

Alguns chatbots mais complexos, que necessitam de uma quantidade maior de comandos ou de construções mais compreensíveis podem custar mais caro.

Um dispêndio financeiro maior acaba invalidando o maior propósito de um robô, que é fazer mais, gastando menos. A maioria das soluções são acessíveis, mas existem algumas que necessitam de um investimento mais significativo.

Respostas limitadas

A maioria dos softwares de chatbots no mercado usam o conteúdo das mensagens para criar uma base de dados para serem usadas futuramente. Apesar de criar e armazenar essa base de dados, seu escopo pode ser limitado.

Caso algum cliente ou potencial cliente apresente uma demanda totalmente nova, o bot não conseguirá responder satisfatoriamente. Nesse caso a resposta será rápida, mas não surtirá o efeito pretendido.

Se surgir uma mensagem mais complexa, com mais de uma pergunta for apresentada, o robô pode se confundir e ignorar uma pergunta, em detrimento de outra.

Portanto, para questões mais novas ou mais complexas, será necessário um atendimento humano.

Falta de empatia

Apesar de o bot ser um robô com inteligência artificial, ainda são limitados na comunicação e soam um pouco mecânicos. A empatia é essencial e pode ser um grande diferencial na escolha de um produto ou serviço.

Ainda que a pessoa esteja se comunicando com um robô, ela quer estar falando com um humano. Por isso é importante adaptar a linguagem com o da persona em questão, usando gírias ou emojis, por exemplo.

Assim, a comunicação com o robô parecerá menos robótica, mas ainda será uma comunicação um pouco mecânica e limitada.

Aplicações de Chatbot para WhatsApp no atendimento:

Através dos avanços nos estudos sobre inteligência artificial, os chatbots estão bastante avançados, melhorando muito o atendimento ao cliente.

Chatbot delivery no WhatsApp
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Chatbot delivery no WhatsApp (pedidos e agendamento de reserva)

Os chatbots podem ser utilizados para realizar agendamentos e reservas em consultórios, concessionárias, restaurantes, eventos, etc. Esse tipo de automação precisa ser integrado junto aos sistemas internos da empresa.

Bot para puxar dados no WhatsApp

Captação de leads e informações

Durante o diálogo no WhatsApp, o robô pode captar leads, para, posteriormente, transferi-los para a equipe comercial. Mais informações sobre características das mensagens podem ser armazenadas para ser usada no fechamento de uma venda.

Pesquisas

Os chatbots podem ser utilizados para realizar pesquisas extensas em diálogo amistoso, aumentando a taxa de preenchimento completo da pesquisa.

Chatbot para recursos humanos

Os recursos humanos também podem ser beneficiados com o uso de automações. As funções podem ser desde o recrutamento de colaboradores até o relacionamento com os colaboradores contratados.

Chatbot para WhatsApp (preço):

Abaixo listamos 3 softwares de chatbot para WhatsApp, com seus respectivos preços.

ZapSac

O Zapsac é um sistema que tem como principal finalidade a melhoria no atendimento ao cliente. O sistema consegue reunir diversos usuários em apenas um único número de WhatsApp.

Os planos são divididos em 10 e oscilam de R$149,00/mês até R$801,90/mês.

Zap único

Zap Único é um software de gestão de relacionamento com o cliente através do WhatsApp. O programa se utiliza de chatbots e da API do mensageiro para realizar suas principais funções.

Planos:

  • Básico: R$69,90/mês;
  • Profissional: R$149,90/mês.

ChatSac

A ChatSac é uma solução tecnológica para otimizar o atendimento via WhatsApp, através de bots.

Planos:

  • Sardinha: R$249,mês;
  • Golfinho: R$469/mês;
  • Tubarão: R$1.088/mês.

O WhatsApp é o aplicativo mais acessado ao longo do dia pelos brasileiros, isso é uma grande oportunidade para entrar em contato com sua audiência.

No entanto, para quem possui um fluxo de atendimento muito grande ou busca escalar o mesmo, se faz necessário a utilização de um bot no WhatsApp. A automação é essencial para otimizar o tempo de atendimento e para alcançar um número maior de potenciais clientes. 

Ao usar um bot de atendimento no WhatsApp, as conversões tendem a aumentar, pois, a taxa de visualização de mensagens é muito superior a outros canais.

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Como ter vários atendentes no Whatsapp Grátis?

Um dos recursos que muitas empresas precisam é ter multiplos atendentes no mesmo número compartilhando informações sobre as vendas e de um sistema que auxilie no fluxo de vendas.

Confira os sistemas que possibilitam isso no video abaixo:

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