O marketing com o WhatsApp é a última tendência no mundo dos negócios que pode gerar resultados impressionantes.
Coloque em prática a estratégia certa de whatsapp para empresas e comece a obter os primeiros resultados.
O WhatsApp não é apenas o aplicativo de mensagens mais popular do mundo (com mais de 1 bilhão e meio de usuários ativos em mais de 180 países!),
É também uma ferramenta de marketing capaz de conectar empresas a clientes como ninguém antes agora.
Não é tão fácil quanto você imagina, mas também é verdade que vale a pena tentar, dado o enorme potencial.
Marketing com WhatsApp Business para empresas, como funciona, e por que sua empresa deve usá-lo?
Hoje, ninguém pode se dar ao luxo de ignorar aplicativos de mensagens instantâneas.
Além da crescente base de usuários, esses aplicativos oferecem dois recursos principais que as redes sociais tradicionais não oferecem: personalização e autenticidade.
De fato, eles permitem personalizar ao máximo a experiência e o diálogo com o usuário / cliente.
Além disso, tornam a empresa autêntica e verdadeira, substituindo a mensagem padrão, fria e impessoal (típicas de empresas tradicionais) em uma conversa no tempo real com uma pessoa de carne e osso (humanização)
Existem muitos aplicativos semelhantes ao WhatsApp, mas até agora nenhum deles oferece uma difusão tão ampla.
WhatsApp Business Para Empresas: vantagens e oportunidades
WhatsApp se revelou muito útil para atendimento ao cliente, comunicação 1 para 1 e até mesmo campanhas de marketing não convencional.
Se você usa o WhatsApp Business para empresas, por motivos comerciais, não faz sentido fazê-lo por meio de uma conta pessoal.
Você corre o risco de não apenas perder o acesso à conta, mas, acima de tudo, não tem acesso a dezenas de funções úteis que estão incluídas na versão do WhatsApp Business.
Para pequenas empresas, o WhatsApp Business é uma grande possibilidade
Este aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também é acessível como uma plataforma online (whatsapp web) que você pode usar no seu PC se já tiver uma conta corporativa configurada.
O WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para empresas projetadas especificamente para PMEs que desejam organizar sua presença no WhatsApp.
E, como a versão original, é totalmente gratuito.
7 dicas para utilizar melhor o WhatsApp para empresas:
1. Quais recursos o WhatsApp Business possui?
Dos perfis da empresa às mensagens automáticas, o WhatsApp para empresas, ou WhatsApp Business, oferece uma série de funções úteis que podem ajudá-lo no gerenciamento da comunicação corporativa.
Aqui estão alguns, veja:
Perfil da empresa: você pode criar um perfil público contendo informações sobre sua empresa, incluindo endereço de e-mail, local, descrição da empresa, URL do site, horário de abertura / fechamento, logotipo etc.
Estatísticas comerciais: você pode visualizar relatórios analíticos sobre a atividade da sua conta, por exemplo, o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Etiquetas: você pode adicionar etiquetas personalizadas atribuindo cores diferentes às conversas ativas com os clientes, para mantê-las organizadas.
Saudações: você pode definir uma saudação padrão para clientes que iniciam bate-papos com sua empresa.
Mensagens de ausência: você pode predefinir as mensagens a serem enviadas aos clientes quando não estiver online.
Respostas rápidas: as respostas usadas com frequência podem ser salvas digitando comandos curtos que começam com a barra “/”.
Por exemplo, se você salvar uma resposta rápida que comunica seu endereço aos clientes, digite “/ address” para enviar automaticamente uma mensagem já escrita como “Obrigado por perguntar onde estamos: estamos na Rua tal, número tal”.
O aplicativo WhatsApp Business simplifica definitivamente as coisas para pequenas empresas:
- torna as informações corporativas imediatamente disponíveis para os clientes
- facilita o gerenciamento de bate-papo
- possui alguns recursos de resposta automática e modelos de resposta suficientes para gerenciar uma pequena base de clientes
2. Estratégias de marketing com o WhatsApp Business para empresas
Limites do WhatsApp
Você já deve ter entendido a importância do WhatsApp para empresas na perspectiva dos negócios e qual é o seu potencial.
Mas qual a melhor forma de usá-lo? E, acima de tudo, como você o coloca em uma estratégia de marketing eficaz?
Vamos começar dizendo que existem algumas limitações no uso do WhatsApp Business para empresas.
Por exemplo, o WhatsApp não permite a inserção de anúncios, nem nasceu como uma ferramenta comercial pura.
Isso significa que as marcas precisarão ser mais criativas na maneira como abordam os clientes em potencial por meio da plataforma.
As limitações do bate-papo em grupo no WhatsApp também o tornam uma má escolha para campanhas em grande escala, já que você está limitado a 256 pessoas por vez.
A criação de uma lista de transmissão do WhatsApp também é limitada a 256 nomes: se você tiver mais de 256 clientes / contatos, será necessário criar mais de uma lista de transmissão.
O envio de mensagens de difusão é, no entanto, um dos métodos mais rápidos e eficazes de se conectar aos clientes.
Leia Mais Sobre o Uso do Whatsapp para Empresas:
–WhatsApp empresarial: como usar?
–Entenda como o Whatsapp API vai melhorar suas vendas.
–[ 2021] WhatsApp Business É Seguro? Quais As Vantagens Em Usar O App?
3. O que você pode fazer usando estratégia de WhatsApp para empresas
Converse com clientes em tempo real
Através do WhatsApp Business, você poderá oferecer atendimento ao cliente em tempo real.
O WhatsApp possui vários recursos, como bate-papo e chamadas de voz ou vídeo, que você pode usar para oferecer suporte aos seus clientes.
Isso não apenas tem a vantagem de melhorar o atendimento ao cliente, mas também garante que você seja capaz de fornecer tratamento direto e personalizado àqueles que o contatam, e isso não é algo pequeno, garanto.
No entanto, o WhatsApp não é apenas necessário para o atendimento ao cliente, mas também para receber pedidos ou fornecer descontos e promoções.
Dentro de uma estratégia de WhatsApp para empresas, é fundamental você oferecer esses tipos de incentivos para aumentar suas vendas.
Tome nota, que fazer uso de ferramentas de marketing digital gratuitas, também podem te ajudar a ter mais êxito em seus resultados.
Atenda rápido, venda mais
Uma ótima forma de melhorar a experiência de atendimento em sua empresa, é você se focar em atender rápido.
Existem algumas ferramentas no mercado, que permitem que você possa acelerar seu atendimento, usando o whatsapp web em vários computadores ao mesmo tempo, com um único número de whatsapp.
Uma das mais recomendadas, que possui um teste grátis, é o Chatsac,
Ela te permite gerenciar seus usuários, marcar conversas importantes, e transferir para outros usuários.
Envolva os usuários através de grupos do WhatsApp
Se você deseja formar uma comunidade em torno de sua marca, os grupos são a melhor solução.
Eles permitem que até 256 pessoas interajam com a empresa e entre si.
Mas você deve estar ciente de que os grupos do WhatsApp são apenas para fins de atendimento ao cliente.
O WhatsApp proíbe claramente o uso de sua plataforma para “publicidade, marketing ou mensagens promocionais, a menos que autorizado por escrito por nós”.
Considere os grupos do WhatsApp como um canal em que qualquer pessoa que queira participar pode fazer perguntas ou discutir seus produtos ou campanhas mais recentes.
Como eles têm um tamanho máximo, os grupos têm um ar de exclusividade.
Uma idéia é divulgar a mídia social, indicando que as primeiras 256 pessoas que se juntam ao seu grupo terão acesso a descontos e ofertas especiais.
Os administradores de grupos do WhatsApp podem convidar usuários para grupos através de links, compartilhamentos sociais e até códigos QR.
Experimente: você alcançará um público-alvo que já demonstrou interesse em seu conteúdo, em um canal familiar a eles.
Como alternativa, e para enviar mensagens para várias pessoas simultaneamente, opte pela criação de uma lista de transmissão do WhatsApp.
4. Crie campanhas de marketing não convencionais
Com o WhatsApp, são os usuários que entram em contato com você: portanto, como você não pode dar o primeiro passo, você deve ser criativo.
A comercialização de WhatsApp é pedir aos usuários para enviar mensagens, dar-lhe seu número de telefone ou pedir para participar do seu grupo.
Ou seja, você precisa criar algo que valha a pena fazer.
Uma solução é criar uma página no site em que seu número do WhatsApp está especificado.
E então, comunicar que você enviará um código de desconto exclusivo de desconto, para qualquer pessoa que entrar em contato com você (mas pode ser um convite para um evento, conteúdo confidencial e muito mais).
O principal aprendizado aqui é que ser criativo e oferecer benefícios reais para as pessoas que acessam seus negócios no WhatsApp Business podem gerar leads, engajamento e muita conscientização da marca.
Parafraseando um dos maiores especialistas em marketing digital, Pedro Sobral, onde ele diz: “Só os testes dirão a verdade”.
Logo, a principal dica é: não se limite ao que está lendo nesse posts, faça vários outros testes, veja o que funciona, e otimize seus resultados.
5. Use o status do WhatsApp para alcançar um grande público
O status do WhatsApp é a versão do WhatsApp do popular formato Stories (agora presente em todas as redes sociais…)
Atualmente, o WhatsApp tem mais de 450 milhões de usuários ativos por dia, muito mais que o Facebook (300 milhões de histórias) e o Snapchat (186 milhões de histórias).
Se você não estiver usando o status do WhatsApp para se comunicar com seus contatos, perderá um dos maiores canais disponíveis na rede hoje.
E agora vem a pergunta: que tipo de conteúdo eu deve postar?
Uma opção é aumentar o reconhecimento da marca e a lealdade do cliente contando histórias engraçadas (e humanas) sobre a vida no escritório ou um evento em que você está participando.
Pense neste canal como uma continuação da sua estratégia de marketing social, como o Facebook e o Instagram.
Outra maneira é usar seu estado de forma mais “promocional”.
Por exemplo, tente postar imagens ou vídeos mostrando vendas instantâneas ou descontos temporários em seu site.
Como o conteúdo desaparece após 24 horas, esta é uma ótima maneira de criar uma sensação de “medo de perder” e direcionar as pessoas para o seu site.
6. Torne as mensagens mais atraentes
O WhatsApp oferece várias opções de formatação para tornar suas mensagens mais atraentes.
Esse tipo de formatação, dentro de uma perspectiva de uso de WhatsApp para empresas é um grande aliado.
Inclusive, você pode colocar em itálico ou negrito algumas partes do texto para enfatizar partes da mensagem.
Para colocar o texto em itálico e usar um título em negrito, por exemplo.
Lembre-se também de que você pode enviar GIFs, imagens e vídeos juntamente com sua mensagem de texto. Isso pode tornar sua mensagem mais atraente para os leitores.
Você também pode optar por adicionar emojis à sua mensagem para adicionar um toque criativo.
Mas atenção: nunca envie spam.
Além do risco de ser bloqueado por um usuário, pode ser banido do WhatsApp.
Escreva tudo o que deseja transmitir em uma única mensagem, dividida em vários parágrafos para facilitar a leitura.
Tente manter seu conteúdo curto e interessante.
Fale como se estivesse conversando com uma pessoa (realmente é) e evite o máximo possível mensagens burocráticas ou formais.
Se possível, use “você”, mesmo se estiver enviando mensagens de difusão.
7. Não basta vender, mas comunicar, aconselhar e interagir
No marketing, não há apenas a venda.
O mesmo vale para o WhatsApp Marketing, na verdade eu diria ainda mais!
Você também deseja mostrar a seus clientes o quão bem você conhece seus negócios.
Permita que os clientes entrem em contato com você em particular para discutir qualquer coisa sobre os produtos que você vende.
Lembre-se de que o Whatsapp, mais do que outras mídias sociais, não nasceu para vender: isso é uma consequência de suas ações.
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Agora é com você: conte nos comentários abaixo suas experiências no uso do whatsapp para empresas. Se gostou desse post, compartilhe com seus amigos.
Leia Mais Sobre o Uso do Whatsapp para Empresas:
–WhatsApp empresarial: como usar?
–Entenda como o Whatsapp API vai melhorar suas vendas.
–[ 2021] WhatsApp Business É Seguro? Quais As Vantagens Em Usar O App?
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