7 Técnicas de Atendimento Ao Cliente Para Acabar Com Suas Dúvidas

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Trabalhar com atendimento é muito complexo, pois os seres humanos têm temperamentos muito variados, o que requer uma certa habilidade de quem está atendendo, mas algumas técnicas de atendimento ao cliente você consegue ficar mais convicto no momento da abordagem.

Muitos empreendedores focam muito no momento da venda, e acabam esquecendo de toda a fase anterior a esse momento, que é o atendimento. Uma empresa só existe por causa de seus clientes, e ele precisa ser bem tratado.

Nesse post vamos revelar 7 técnicas de atendimento ao cliente para você conseguir fidelizar ainda mais os seus clientes. 

Como entender seus clientes da melhor forma

técnicas de atendimento ao cliente

Para poder realizar um bom atendimento, é importante que o atendente tenha em mente o perfil do cliente, para facilitar a abordagem, seja ativa ou passiva. Apesar de não ter como adivinhar como cada cliente irá se comportar, existem alguns comportamentos que podem ser categorizados e utilizados para traçar um perfil.

A maior parte dos clientes se dividem em 4 grupos, que são:

Apoiador ou afável

Esse tipo de cliente valoriza muito as pessoas, prefere um clima tranquilo, e é mais passivo.

Analítico. Por ser um pouco emocional e passivo, é mais carinhoso e afetuoso.

Analítico

Essa categoria de cliente é mais detalhista, gosta de falar das especificidades dos produtos ou serviços, pode ser mais burocrático, e gostar de processos, por isso ele pode acabar fazendo muitas perguntas.

Mostrar números, dados e uma explicação técnica pode ajudar a convencê-lo, pois esse consumidor precisa se sentir muito seguro no momento da compra.

Sonhador 

Gosta de contar histórias, é bastante comunicativo e tem uma mentalidade inovadora, mas tem uma dificuldade em manter o foco e colocar em prática seus pensamentos.

Dominador ou Expressivo

Esse é tipo mais objetivo, que vai direito ao assunto, sem muitos rodeios, aprecia muito os resultados, porém pode soar um pouco autoritário no momento da interação.

Técnicas para um bom atendimento ao cliente

1 – Apresentação

Não sei se você sabe, mas como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica, então demonstre que está disponível para ajudar no que for possível. Saber se comunicar é muito importante para realizar uma boa apresentação, e consequentemente ter uma boa apresentação.

2 – Estudo

É muito importante antes de qualquer abordagem de atendimento, realizar um estudo do cliente, se for um atendimento onde o cliente que entra em contato, será necessário realizar um mapeamento da persona da empresa.

Caso for necessário ir ao encontro do cliente da mesma maneira, vá ao perfil das redes sociais, veja as opiniões dele, com base nisso, você tem informações para utilizar na sua comunicação. O estudo é uma das principais técnicas de atendimento ao cliente.

3 – Escute

Uma venda está mais em ouvir do que falar, por isso procure entender ao máximo o que o cliente está querendo dizer, toda essa informação vai te ajudar no momento de buscar uma solução para ele, além de demonstrar que você se importa com ele, o que vai dar mais segurança para o cliente no momento do atendimento.

Faça perguntas abertas para que o cliente consiga explicar as dores dele, com as dores em mãos é possível ajudar ele da melhor forma.

4 – Empatia

Empatia é essencial no momento da venda, pois é se colocando no lugar do cliente, que você pode perceber e avaliar se o seu atendimento está sendo realizado da maneira correta. 

O estudo da persona também irá ajudar a ter empatia, pois você irá saber de muitas características específicas, que vão ajudar muito no momento do atendimento. A empatia é uma das muitas técnicas de atendimento ao cliente.

5 – Sirva

Atender é servir, você e sua equipe precisa está sempre motivada para servir os clientes ao máximo, faça tudo que for possível para realizar as solicitações do cliente, seja prestativo, isso faz com que você gere uma experiência muito boa para o consumidor.

Um atendimento bem feito e prestativo pode potencializar suas vendas e fidelizar os seus clientes, pois quem é que não gosta de ser bem tratado, não é?

6 – “Compre” o produto

Se você não estiver “comprado” seu produto, o seu cliente irá ficar desconfiado no momento do atendimento, você precisa acreditar no produto que você vende, caso contrário, o consumidor perceberá na sua linguagem corporal a sua insegurança, que pode fazer o consumidor desistir de uma compra.

7 – Seja honesto

Honestidade é tudo no momento da venda, vendedores não tem uma fama muito boa para muitos consumidores, pois por serem comissionados, as pessoas acreditam que só estão falando bem do produto pela comissão.

Ser honesto irá te gerar crédito com as pessoas, mesmo que não cheguem a comprar num primeiro momento, podem voltar depois, apenas pelo bom atendimento e honestidade.

Um bom atendimento ao cliente pode gerar muitos frutos para o seu negócio, tanto no curto, quanto no longo prazo, mas para isso é necessário que você aplique as técnicas de atendimento ao cliente à risca, para que você tenha sucesso no seu atendimento.

Aprenda também sobre a técnica NPS, e melhore o seu atendimento.

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