O que é sac: 4 tipos excelentes

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Uma das formas de poder fazer com que os clientes permaneçam consumindo os seus produtos é atender ele da melhor forma, o atendimento pode fazer com que você consiga fidelizar o seu cliente, pois não basta apenas um produto ou serviço de qualidade.

A concorrência atualmente está muito alta na maioria dos nichos, pois dependendo da área, as barreiras de entrada são muito menores do que antigamente. Por isso, realizar um bom atendimento pode fazer com que você se destaque perante à seus concorrentes.

Nesse post você vai saber o que é sac, e como ele pode ajudar você a melhorar o atendimento no seu negócio.

O que significa SAC

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É um canal de comunicação ou serviço de atendimento, onde a empresa pode instituir uma comunicação direta com o cliente, para solucionar alguns tópicos como dúvidas, reclamações e sugestões.

Antigamente o SAC era muito característico pelos telefones, algo parecido com os call centers. Com a evolução tecnológica da internet, os meios onde o SAC funciona também mudaram, algumas empresas se utilizam de chat, de ticket para se comunicar com seus clientes.

Por que ter um SAC?

Sac é muito mais que um atendimento ao cliente, esse sistema possibilita a empresa estreitar os laços de relacionamento com o seu público, e poder disponibilizar um suporte em vários canais de comunicação.

Esse serviço concede aos consumidores uma garantia maior antes de realizar a compra de um produto ou serviço, pois eles sabem que terão uma equipe para ajudar o que for possível, seja no período antes da venda, ou no pós-venda, com um suporte rápido e de qualidade.

Quando se cria um negócio novo ou um produto, se pensa muito em criar uma logo, ou identidade visual, isso é muito importante. Entretanto, apesar disso de ter um conceito, não gera uma conexão com o cliente, pois não é um processo humanizado.

Por esses motivos e muitos outros, é importante saber o que é SAC, e aprender a implementá-lo no seu negócio.

Para que serve o sac?

O sac é muito importante para transmitir segurança para o cliente.

Uma das funções mais relevantes de um sac é atestar um comprometimento entre a empresa e o seu público, uma vez que se necessário o seu cliente tem a possibilidade de entrar em contato com uma equipe dedicada em resolver o seu problema.

Todas as informações que são transmitidas no SAC, são uma ótima oportunidade para a empresa colher informações importantes sobre o comportamento do seu cliente, e sobre melhoras do seu produto.

O setor de marketing também pode se utilizar dessas informações para poder criar campanhas de maneira mais assertiva para o seu público. 

Como funciona o sac?

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Existem várias finalidades para um SAC, que podem ser venda, pós-venda, suporte técnico, dúvidas e reclamações. O primeiro passo para fazer um SAC funcionar é definir qual será a finalidade, mas não é só isso.

Para fazer uma assistência com precisão, dentro de um certo padrão de qualidade você pode criar um script de atendimento, que vai servir de guia para os atendentes no momento do suporte, sempre considerando se será uma abordagem passiva ou ativa.

É importante que durante os atendimentos sejam registrados algumas métricas, para que o atendimento possa ser melhorado ao longo do tempo, garantindo mais resultado para a empresa, e melhorando o serviço cada vez mais.

Tempo médio de espera

Se você visitasse alguma loja física, e para ser atendido você precisasse entrar em uma fila demorada para ser atendido, provavelmente você desistiria de adquirir o serviço do estabelecimento.

Medir o tempo médio de espera é essencial para identificar o tempo que o seu público demora para conseguir ser atendido, quanto maior o tempo que a pessoa demora para receber a assistência, maior será o volume de abandono das ligações.

Por meio desse acompanhamento é possível aperfeiçoar cada vez mais o atendimento.

Taxa de abandono

Através dessa outra métrica, é possível verificar a quantidade de abandonos no atendimento, se essa métrica estiver alta, a sua empresa pode estar correndo um sério risco de estar deixando os clientes insatisfeitos.

Tempo médio de atendimento

Por meio dessa métrica, é possível a empresa verificar o tempo que um atendente leva para concluir o atendimento, e isso pode ajudar na identificação de possíveis problemas com atendentes ou com algum tema específico.

O atendimento não precisa ser rápido, pois dependendo do tema, pode ser necessário um tempo maior para ser solucionado.

Por isso é indispensável entender o que é sac, entenda agora sobre os tipos de sac.

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3 Tipos de SAC

Existem diversas maneiras de como aplicar um SAC, alguns tipos de sac são:

Telefone

O telefone foi como começaram os call centers, é uma maneira viável de solucionar problemas de maneira eficiente. Importante sempre analisar as métricas sempre, para que o atendimento seja o mais eficaz possível.

E-mail

Na época digital, o e-mail foi uma das primeiras formas de comunicação e até hoje é muito utilizado para receber informações, apesar da quantidade de redes sociais hoje em dia. 

A parte positiva é que você pode criar automações em ferramentas de e-mail marketing para agilizar ainda mais o atendimento. Além de o atendimento poder ser realizado durante 24 horas.

Chat

Algumas empresas de grande porte tem a alternativa de chato em seus sites. Nessa modalidade de atendimento, o serviço é feito em tempo real, facilitando a interação com seu público, existe a possibilidade de agilizar o atendimento com chatbots, que são “robôs” que respondem mensagens.

Se for escolhido a utilização de chatbots, deixar o atendimento o mais simples possível, para que as pessoas não tenham muita dificuldade em ser atendidas.

Redes Sociais

Atualmente com a popularização da internet, muitas pessoas acabam usando muito mais as redes sociais do que outras ferramentas como e-mail ou telefone.

Identifique qual a rede social que o seu público mais utiliza e crie um perfil nela, para você não perder tempo administrando perfis em redes sociais que o seu público não utiliza.

Essa modalidade também é possível utilizar chatbots para automatizar o atendimento.

Saber o que é sac pode ajudar muito melhorar a qualidade do seu atendimento, dependendo do tipo de sac que você escolher, a ferramenta pode ser bem prática. Hoje em dia não precisa necessariamente ter uma quantidade enorme de telefones para fazer o seu atendimento funcionar.

Aproveite o seu atendimento para colher o máximo de informações, seja no suporte, no pós venda ou nas dúvidas, para melhorar ainda mais o seu atendimento e os seus produtos.

Agora que você entendeu mais sobre SAC, que tal saber Como vender pelo whatsapp: 8 Dicas para alavancar suas vendas?

Saiba também o que é rapport e aumente ainda mais as suas vendas.

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