O Que É CAC: Um Indicador Que Vai Acelerar As Suas Vendas

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CAC é uma sigla para terminologia Custo de Aquisição de Clientes, essa terminologia é um indicador da área de vendas e marketing, que revela a quantidade do investimento realizado para adquirir cada cliente.

Saber o que é CAC pode ser essencial para a saúde financeira do seu negócio, pois com o aumento da concorrência, fica cada vez mais difícil conquistar e manter um cliente. Por essa razão, mensurar o investimento feito vai fazer com que você tenha mais controle sobre seus projetos.

Nesse artigo vamos tudo que você precisa sobre o que é CAC e como aplicar ao seu negócio.

O que é CAC

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O CAC é uma terminologia originada da língua inglesa chamada Customer Acquisition Cost, traduzida para o inglês significa Custo de Aquisição de clientes.

Essa métrica é o investimento médio realizado para adquirir mais clientes para o seu negócio, na maior parte das empresas, as áreas responsáveis por realizar essa mensuração são as de vendas e marketing.

É indispensável que seja feito esse acompanhamento mensalmente, se atento sempre para algumas oscilações que podem ocorrer eventualmente, por exemplo, um investimento esporádico em anúncios, ou uma ação específica pode acabar modificando as suas métricas.

Para que serve o CAC?

A métrica do CAC revela o investimento feito para conquistar clientes, mas isso pode revelar muitos mais e ajudar em outras áreas da empresa.

Dependendo do resultado que você encontrar no cálculo, é possível realizar ajustes no processo de aquisição de clientes, podendo reduzir ou aumentar o investimento para melhorar o desempenho do negócio.

Esse processo não serve apenas para a gestão do negócio, mas também para futuros investidores, pois podem mensurar a viabilidade e lucratividade da sua empresa, e facilitar um aporte de algum novo investidor.

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Como calcular o CAC

Para calcular o CAC da melhor maneira é importante se atentar a alguns passos. O investimento total deve considerar apenas despesas que estão diretamente relacionadas ao processo de aquisição de clientes.

Custos relacionados à parte administrativa, atendimento ao cliente, por exemplo, não entram para esse cálculo, por não ter uma relação direta com o processo de aquisição.

Você precisa ser criterioso e detalhista nessa soma, e incluir todo o custo que estiver envolvido na parte de divulgação e vendas, que podem ser, por exemplo:

  • Ligações telefônicas
  • Remuneração da equipe
  • Compra de ferramentas
  • Panfletos
  • Anúncios em redes sociais
  • E muitos outros.

Qual o CAC ideal

Após listar todos os custos realizados para conseguir conquistar clientes, você precisa avaliar se esse número está ideal para o seu negócio.

Cada nicho de mercado ou formato de empresa tem um CAC diferente, então, por ser muito variável não é possível estipular um valor fixo para todas as empresas.

Se o seu negócio for um negócio com vendas recorrentes, como uma netflix, por exemplo, o seu CAC precisa ser mentor que o seu LTV(Lifetime value), que por sua vez, é o todo o valor que o cliente paga durante o tempo que está assinando os seus serviços ou produtos.

Se a sua empresa for uma que tem compras pontuais, o CAC precisa ser menor que o ticket médio dos seus clientes.

Independente do seu negócio, para você averiguar da melhor maneira o seu CAC ideal, se atente aos valores que os clientes te pagam, se as vendas forem superiores aos seus gastos para adquirir o seu cliente, significa que você está indo no caminho certo.

Para descobrir o CAC padrão de um determinado nicho, pode ser uma alternativa, participar de masterminds e grupos de empreendedores daquele nicho e absorver informações das experiências de outras pessoas no mesmo nicho que o seu.

Entender o que é CAC vai ajudar muito na sua gestão administrativa, e consequentemente saber investir de forma inteligente para trazer ainda mais clientes para o seu negócio.

Gostou desse post? Já fez esse cálculo alguma vez no seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

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