Através do WhatsApp, é possível vender produtos e serviços para qualquer pessoa, em qualquer lugar, com apenas alguns toques no smartphone. O ecommerce é uma forma de vender produtos mediante um site.
Será possível unir essas duas ferramentas e montar um ecommerce no WhatsApp? Será que apenas utilizando o mensageiro é possível estruturar um sistema de ecommerce?
Neste artigo, descobriremos se é possível criar ecommerce no WhatsApp sem site e como usar o mensageiro para impulsionar seu negócio.
Qual a importância do WhatsApp nas vendas online?
No mundo digital atual, o WhatsApp não é apenas uma opção, é uma peça fundamental na engrenagem das vendas online. Com bilhões de usuários ativos no mundo inteiro, o App é a ferramenta de mensagens preferida das pessoas e empresas.
Mas qual a importância do WhatsApp para o sucesso nas vendas online?
Comunicação Direta e Instantânea:
O WhatsApp possibilita uma comunicação direta com as pessoas, eliminando barreiras, intermediários e diminuindo o tempo de resposta.
Tudo isso propicia um processo de vendas e suporte mais rápido e produtivo.
Personalização da Experiência do Cliente:
Através do WhatsApp, é possível criar uma experiência de compra mais personalizada. Como, por exemplo, atualizações de pedidos, notificações de entrega e algumas informações relevantes para o cliente.
Catálogo Interativo:
O recurso de catálogo do WhatsApp permite a exposição de produtos de maneira organizada e atrativa. Os clientes acessam suas ofertas sem precisar sair do aplicativo e visitar um site.
Respostas Rápidas e Automação:
O WhatsApp Business disponibiliza o recurso de respostas automáticas para manter a comunicação mais rápida, porém de forma limitada.
Caso seja necessário, também é possível integrar o mensageiro com ferramentas de automação mais avançada, como o Chatsac. Com essas ferramentas de automação, você pode fazer desde agendamento de mensagens até usar vários atendentes no mesmo número.
Pós-Venda Eficiente:
Através do mensageiro, você pode acompanhar o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda, seja enviando atualizações de entrega ou fazendo um suporte contínuo.
O WhatsApp é um aliado poderoso para impulsionar suas vendas online, basta apenas configurar da forma correta, usando perfil empresarial e automatizando algumas respostas para se destacar no mercado.
Qual a importância do WhatsApp para ecommerce?
Que o WhatsApp é uma ferramenta indispensável para vendas online, ninguém nega, mas quais os benefícios para lojas virtuais e empreendedores? Veja Abaixo:
Atendimento mais rápido que e-mail:
O canal mais utilizado por ecommerces, majoritariamente, era o e-mail, pela sua ampla utilização, possibilidade de personalização e facilidade de integração com ferramentas de atendimento.
Porém, o WhatsApp permite um atendimento mais direto e personalizado aos clientes do que o e-mail.
Por meio do mensageiro, o usuário pode responder perguntas, fornecer informações detalhadas de forma mais direta e mais rápida que o e-mail.
Notificações em Tempo Real:
As empresas podem enviar atualizações instantâneas sobre promoções, lançamentos de produtos e status de pedidos.
Manter os clientes informados aumenta a visibilidade da marca e estimula conversões.
Taxa de abertura:
Outra vantagem do WhatsApp é a taxa de abertura dos clientes, no WhatsApp a taxa de abertura é de 98%, enquanto a taxa de abertura média de e-mail é de 20%.
Grupos de Clientes Exclusivos:
No WhatsApp também é possível criar grupos de clientes, no WhatsApp oferece conteúdo exclusivo, como descontos especiais e acesso antecipado a vendas do seu ecommerce.
Essa abordagem fortalece a fidelização e cria uma comunidade em torno da marca.
Todas essas vantagens são fundamentais para as vendas online, mas será que é possível estruturar um sistema de e-commerce no WhatsApp, sem a necessidade de um site?
É possível montar sistema de ecommerce no WhatsApp?
A resposta é sim! O WhatsApp, além de ser uma ferramenta de comunicação, pode ser um pequeno sistema de ecommerce no WhatsApp.
Abaixo exploraremos como montar um sistema de e-commerce no WhatsApp, usando especialmente o recurso de catálogo.
WhatsApp Business e o Catálogo:
Para poder utilizar o recurso de catálogo do WhatsApp é necessário estar com a versão empresarial do WhatsApp (WhatsApp Business) instalada.
Dentro do WhatsApp Business, selecione a opção de criação de catálogo.
O catálogo é onde você disponibiliza todas as informações dos seus produtos para os clientes.
No catálogo você pode cadastrar informações como nome, preço, descrição, link e código da mercadoria. Além de você também poder organizar seus produtos por ordem de popularidade, tipo ou preço, para facilitar a navegação dos clientes.
Existe a possibilidade de enviar o usuário para um site com um link, mas não é obrigatório, fazendo com que o cliente compre, escolha o produto e compre usando apenas o mensageiro.
Veja abaixo como configurar o catálogo do WhatsApp para você criar um pequeno sistema de ecommerce no WhatsApp.
Como montar um sistema de ecommerce no WhatsApp usando o catálogo (Passo a passo)
Se você está pronto para transformar o WhatsApp em uma vitrine virtual para a sua loja virtual, siga este guia passo a passo:
- Baixe o WhatsApp Business, se você ainda não tem o WhatsApp Business, baixe na Apple Store ou na Play Store e faça o seu cadastro;
- Abra o WhatsApp Business e toque nos três pontos no canto superior direito;
- Em seguida, toque em “Configurações”;
- Logo depois, toque em “Configurações da Empresa”;
- Depois, toque em “Catálogo”;
- Em seguida, toque em Adicione Produtos ao Catálogo selecionando o item “Adicionar Produto ou Serviço” e inclua as fotos dos seus produtos a partir da galeria do seu dispositivo;
- Logo depois, adicione o nome, preço (opcional), descrição, link e código para cada item;
- Depois organize seu Catálogo, criando coleções para agrupar produtos por tema ou categoria (por exemplo, “Verão 2024”).
- Compartilhe o link do seu catálogo diretamente com seus clientes, assim eles poderão navegar pelos produtos, adicionar ao carrinho e enviar pedidos pelo próprio WhatsApp.
Observações importantes:
Lembre-se de que as imagens são analisadas conforme as Políticas Comerciais do WhatsApp. Essa análise é geralmente finalizada em menos de 24 horas.
Agora você tem um pequeno sistema de ecommerce no WhatsApp e pode oferecer uma experiência de compra direta e eficiente aos seus clientes.
Como aumentar o faturamento do seu ecommerce apenas com o WhatsApp?
Agora que você já sabe como criar um pequeno sistema de e-commerce no WhatsApp, é hora de explorar como ir além disso e criar um sistema de ecommerce no WhatsApp mais robusto e maximizar o seu faturamento.
Além do catálogo e das estratégias de vendas diretas, a integração com sistemas de atendimento pode ser o diferencial que impulsiona seus resultados.
WhatsApp Business x Integração Avançada:
O WhatsApp Business é ótimo para iniciar, mas seus recursos são limitados.
Por isso, o mensageiro possibilita a integração com plataformas de atendimento, como o Chatsac, que oferecem recursos de atendimento mais completos e avançados.
Ao integrar uma plataforma de atendimento ao WhatsApp, você pode gerenciar múltiplos atendentes com o mesmo número, organizar conversas por setor e oferecer um suporte mais completo e muito mais, veja abaixo algumas vantagens:
Atendimento Eficiente e Personalizado:
Com a integração, você pode ter um chat interno entre sua equipe, mantendo todos os atendentes atualizados. Oferecendo uma experiência excepcional para seus clientes e aumentando a produtividade da sua equipe.
Métricas e Insights:
Ao integrar o mensageiro com plataformas de atendimento, você pode acompanhar métricas de sucesso, como tempo de resposta e satisfação do cliente, e com isso, identificar oportunidades de melhoria e ajustes no seu atendimento.
Chatbots e Inteligência artificial:
Além do atendimento humano, explore chatbots para respostas automáticas sem os limites do WhatsApp Business. A IA ajuda na categorização de mensagens, respostas mais frequentes e encaminhamento para o atendimento adequado.
Agora ficou claro que criar um e-commerce no WhatsApp sem site não é um mito, mas uma realidade viável. O catálogo do WhatsApp Business oferece uma vitrine virtual prática e eficiente, facilitando as vendas online.
Porém, se você precisa de um sistema de ecommerce no WhatsApp mais robusto e mais eficiente, terá que optar por plataformas de atendimento para WhatsApp.
O atendimento é parte fundamental do sucesso da sua loja virtual. Com soluções avançadas você consegue elevar seu relacionamento com os clientes e transformar conversas em vendas reais.
Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que está querendo estruturar um sistema de ecommerce no WhatsApp, mas não sabe como? Compartilhe com ele agora mesmo.