A inteligência artificial e o WhatsApp podem ser grandes aliados em um negócio que se comunica através da internet.
Se você é um empreendedor que usa o mensageiro no seu atendimento, você precisa conhecer as vantagens e as possibilidades dessa nova tecnologia.
Neste artigo, você vai aprender o que é inteligência artificial, como ela pode aumentar as suas vendas, como integrá-la com outras ferramentas, plataformas, como usar a Luzia e aplicar no seu WhatsApp.
Ficou curioso? Então continue lendo e descubra como usar inteligência artificial no WhatsApp.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é a ciência e a tecnologia que permitem criar máquinas e sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
A IA está presente em diversas áreas e aplicações do nosso cotidiano, como educação, saúde, entretenimento, segurança, transporte, agricultura, etc.
Uma das formas mais populares e acessíveis de usar a IA é através dos aplicativos de mensagens, como o uso de chatbots para WhatsApp.
Como a inteligência artificial no WhatsApp pode aumentar as suas vendas?
A inteligência artificial no WhatsApp é uma forma de usar um chatbot, ou seja, um software que simula uma conversa humana, para interagir com os seus clientes pelo aplicativo de mensagens.
Mas como isso pode ajudar você a vender mais?
Veja alguns benefícios e usar a inteligência artificial no WhatsApp para o seu negócio:
Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana:
Por meio de um chatbot, você não precisa se preocupar em perder oportunidades de venda devido ao horário, ao dia da semana ou feriados.
O seu chatbot pode atender os seus clientes a qualquer momento, tirando dúvidas, oferecendo produtos, e convertendo vendas.
Personalizar a comunicação com o cliente:
Por intermédio de uma inteligência artificial no WhatsApp, você pode segmentar os seus clientes segundo o seu perfil, histórico, preferências, e comportamento.
Com isso, você pode enviar mensagens personalizadas, relevantes, e assertivas aumentando as chances de conversão e fidelização dos seus clientes.
Otimização do tempo:
Um chatbot com inteligência artificial no WhatsApp pode automatizar tarefas repetitivas e burocráticas no seu negócio.
Essas tarefas podem ser enviar confirmações, lembretes, cobranças, pesquisas de satisfação, etc.
Dessa forma, você pode economizar tempo e recursos, e sua equipe de atendimento pode focar nas atividades mais estratégicas e criativas da negociação.
Análise de dados:
Por meio de uma inteligência artificial no WhatsApp, você pode coletar e analisar dados importantes sobre os seus clientes.
Dados como o número de contatos, o tempo de resposta, a taxa de abertura, o feedback, o retorno sobre o investimento e muitos outros podem ser coletados e analizados.
Com esses dados em mãos, se torna possível avaliar o desempenho do seu chatbot e equipe, identificar pontos de melhoria e tomar decisões mais embasadas.
Inteligência artificial para WhatsApp: como integrar com outras ferramentas e plataformas?
A inteligência artificial para WhatsApp não funciona isoladamente.
Ela precisa se comunicar com outras ferramentas e plataformas que você usa no seu negócio, como o seu site, o seu e-mail, o seu CRM, o seu ERP, e outros.
Mas como fazer essa integração?
Existem algumas formas de conectar o seu chatbot com outras soluções, como:
APIs:
As APIs, ou Application Programming Interfaces, são interfaces que permitem a comunicação entre diferentes sistemas, trocando dados e informações.
É possível usar uma API para enviar os dados dos seus clientes do WhatsApp para o seu CRM (Customer Relationship Management) ou ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo.
Webhooks:
Os webhooks são eventos acionados quando algo acontece em um sistema, e enviam uma notificação para outro sistema.
É possível usar um webhook para enviar uma mensagem de boas-vindas pelo WhatsApp quando alguém se cadastrar no seu site, por exemplo.
Plataformas de integração:
As plataformas de integração são serviços que facilitam a conexão entre diferentes ferramentas e plataformas, sem a necessidade de programação.
Um exemplo disso é a ChatSac, uma plataforma que faz a conexão entre automação e WhatsApp, para que você possa automatizar o seu atendimento ao cliente sem necessitar entender de programação para isso.
Além disso essas plataformas tem diversos recursos que otimizam o seu atendimento, leia mais no nosso artigo:
–4 melhores Plataformas De Atendimento para WhatsApp de 2023
Luzia: o chatbot que aprende com você e com os seus clientes
Luzia é um chatbot que usa a inteligência artificial no WhatsApp para se adaptar às necessidades e preferências dos seus clientes.
Ela consegue aprender com as interações que ela tem com você e com os seus clientes, e pode melhorar o seu desempenho e a sua eficiência.
Por meio da LuzIA, é possível:
- Transcrever áudios;
- Traduzir textos;
- Criar imagens.
Como usar a LuzIA no WhatsApp, Telegram e IOS?
Além do WhatsApp, a luzIA também pode ser utilizada tanto no Telegram, quanto no iPhone.
- Para usar a LuzIA no WhatsApp, entre em contato através do número +55 (11) 97255-3036;
- Para usar a LuzIA no telegram, acesse o link e inicie uma conversa com a inteligência artificial;
- Para usar no seu iPhone, vá até à App Store e faça o download do App.
Como você pode ver, a Luzia é um chatbot que usa a inteligência artificial no WhatsApp para executar diversas tarefas.
Ela é capaz de criar descrições, traduções e imagens, podendo auxiliar bastante durante o atendimento ao cliente por meio do mensageiro.
Chatbot: como treinar e melhorar o seu chatbot com inteligência artificial
Um chatbot que usa a inteligência artificial no WhatsApp não é nada que se cria uma vez e se esquece.
Ele precisa ser constantemente treinado e melhorado, para acompanhar as mudanças do mercado, dos clientes, e da tecnologia.
Mas como fazer isso?
Existem algumas dicas e boas práticas para treinar e melhorar o seu chatbot com inteligência artificial, como:
Definir o objetivo e o escopo do chatbot:
Antes de criar o seu chatbot, é importante definir qual é o objetivo e o escopo dele, ou seja, o que ele fará, para quem, e como.
Isso vai ajudar você a delimitar o seu público-alvo, o seu tom de voz, o seu conteúdo, e os seus recursos.
Escolher a plataforma e a ferramenta adequadas:
Após definir o objetivo e o escopo do chatbot, você precisa escolher a plataforma e a ferramenta que vão permitir você criar, gerenciar, e integrar o seu chatbot.
Existem várias opções no mercado, com diferentes níveis de complexidade, custo, e personalização.
Você precisa escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento.
A ChatSac, por exemplo, é uma plataforma que não necessita entender de programação para fazer a implementação.
Criar o fluxo de conversa e os diálogos:
Em seguida, você precisa criar o fluxo de conversa e os diálogos do seu chatbot, ou seja, a estrutura e o roteiro que vão guiar a interação entre o chatbot e o cliente.
Testar e validar o chatbot:
Depois de criar o fluxo de conversa e os diálogos do chatbot, é importante testar e validar a sua automação e se ele atende aos objetivos que você definiu.
Analisar e otimizar o chatbot:
Por fim, você precisa analisar e otimizar o seu chatbot, ou seja, acompanhar o desempenho e os resultados do seu chatbot, e fazer os ajustes e as melhorias conforme necessário.
Para isso utilize indicadores como o número de contatos, o tempo de resposta, a taxa de conversão e o nível de satisfação para monitorar o desempenho do seu chatbot.
A inteligência artificial no WhatsApp é uma forma de usar um chatbot para se comunicar com os seus clientes usando o mensageiro e pode acelerar processo que tomam tempo da sua equipe de atendimento.
Neste artigo, nós mostramos como a inteligência artificial no WhatsApp pode te ajudar a vender mais, como integrar o seu chatbot com outras soluções, como treinar e melhorar o seu chatbot e muito mais.
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