Como fazer uma carta de agradecimento ao cliente?

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Muito se fala em resultados no meio empresarial, bater metas, aumentar faturamento, que muitas vezes se esquece que apesar de estar diante de um cliente, também se está ao lado de uma pessoa.

Nada melhor do que agradecer essa pessoa com uma carta de agradecimento ao cliente, para que ela possa perceber que aquilo não é apenas uma relação comercial.

Esse pequeno gesto pode parecer simplório para algumas pessoas, mas a verdade é que pode surtir muitos efeitos positivos, e consequentemente desenvolver um relacionamento ainda melhor com seu cliente, prolongando ainda mais a parceria de vocês.

Motivos para fazer uma carta de agradecimento ao cliente

carta de agradecimento ao cliente

Atualmente estamos todos na era do smartphone, quase ninguém se olha no olho por muito tempo, as notificações têm mais atenção, do que as pessoas que estão do nosso lado.

Numa época como essa, demonstrar um ato de consideração, em meio a esse bombardeio de informações que sofremos durante várias horas no dia, é quase que um afago na nossa alma.

Muitas marcas hoje já adotam uma comunicação com mais foco no cliente hoje em dia, pode ser uma ótima oportunidade de você ou sua empresa fazer parte desse novo tipo de comunicação.

Alguns motivos pelos quais você precisa muito fazer uma carta de agradecimento ao cliente:

Experiência

Nem tudo é material na relação cliente/empresa. Se você já fez alguma compra na internet, já deve ter recebido algumas encomendas bem embaladas, com mimos, descontos, e até com aromatizantes.

Uma empresa comum pode achar tudo isso uma besteira, e pensar que deve enviar apenas o produto, pois foi apenas isso que o cliente comprou, mas se você quiser se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo, você precisa marcar o seu cliente com uma experiência única.

Isso vai marcar tanto o seu cliente, que ele pode comprar de você não mais pelo preço, mas sim pela comunicação e atendimento que você fez

Compartilhamento

Estamos na era das redes sociais, cada vez mais pessoas estão tendo acesso à internet, e usando muito as redes sociais, e nas mídias sociais as pessoas compartilham muitas coisas, tanto as ruins, quanto as boas.

Se você marcar o seu cliente com uma experiência surpreendente, você pode motivar o seu cliente a compartilhar nas redes sociais dele, indicar para outros amigos, ele nem precisa ser um grande influenciador para isso.

Uma pessoa simples impactada pode indicar seu produto ou serviço para mais dez amigos, e você nem precisou pagar nada por isso, você apenas quebrou o padrão e não fez mais do mesmo.

Cliente feliz é cliente fiel

Com a concorrência tão grande hoje em dia, dependendo do seu produto ou serviço, pode custar muito caro fazer com que o cliente consiga comprar.

Não é mais fácil vender para os seus próprios clientes? 

Uma carta de agradecimento ao cliente ou gesto de agradecimento pode fazer com que seu cliente não te troque por nada nesse mundo. Pois, você já marcou ele com uma experiência única, tornando mais difícil uma mudança do cliente no futuro.

Carta de agradecimento ao cliente pela confiança

A confiança é algo muito difícil de ter em um produto ou serviço, principalmente se você vende pela internet.

Muitas pessoas têm receio de comprar pela internet, por não ter certeza da qualidade do produto, por perceber que o produto está muito bonito na foto, e não corresponder ao mesmo artigo quando a encomenda chega.

Se for um serviço pode ser pior ainda, pois a única coisa que você tem para provar são depoimentos de clientes e a sua própria palavra. 

O medo de ser enganado ou de se decepcionar, faz muitas pessoas desistirem de comprar através da internet, para ter a possibilidade de pegar no produto, ou de conhecer a pessoa frente a frente, antes de depositar a sua confiança.

Modelo de Carta de agradecimento ao cliente pela confiança

Olá [cliente], 

É com grande alegria e felicidade que queremos agradecer por depositar sua confiança em nossos [produtos ou serviços]. 

Nós, aqui da [nome da empresa] nos esforçamos ao máximo para entregar um [produto ou serviço] de qualidade superior.

É um grande estímulo ter a aprovação do nosso [produto ou serviço] por clientes tão especiais, como você.

Por isso, esperamos que a nossa parceria dure por muito tempo, e que os nossos [produtos ou serviços] sempre corroborem com as suas expectativas! 

Muito obrigado por nos permitir realizar sempre um bom trabalho!

Apesar de ser um modelo, você pode ficar à vontade para adaptar para a sua circunstância. Cada empresa tem uma cultura organizacional diferente, e consequentemente a sua forma de se comunicar também será diferente.

Se a sua comunicação é mais informal, e mais jovem, abuse de emojis e de linguagem mais adequada ao seu público. Já se for um público mais formal e sério, como advogados e contadores, dê preferência a um tom mais formal.

Tudo vai depender de cada público, sempre considerando as características de cada um.

Para auxiliar ainda mais no seu atendimento, veja exemplos de mensagem de saudação no WhatsApp

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