[2022] Canais De Atendimento: 7 Dicas Para Melhorar O Seu

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Você costuma ser bem atendido nos lugares que você frequenta? Pois, saiba que realizar um bom atendimento pode fidelizar seus clientes e aumentar a credibilidade e confiança perante o público em geral.

Compreender sobre os canais de atendimento é essencial no mundo tão tecnológico quanto o nosso. A cada dia que passa surgem novas soluções para propiciar uma boa experiência para os clientes.

Por essa razão, iremos apresentar neste artigo 7 maneiras de melhorar o seu canal de atendimento.

canais de atendimento: atendentes
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O Que São Canais de Atendimento

Os canais de atendimento ao cliente são ferramentas onde os mesmos podem se comunicar com as empresas.

Eles podem ter diversas funções, podem servir para fazer reclamações, solicitações e serviços de suporte, oferecer sugestões, tirar dúvidas ou fazer compras.

Os canais funcionam como uma ponte de ligação entre o cliente e empresa, sendo uma oportunidade única de criar uma experiência. Por isso os canais de atendimento ao cliente estão cada vez mais em evidência.

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Principais canais de atendimento 

Telefone

O e-mail é uma maneira tradicional de se comunicar, mas pode ser usado em algumas estratégias, mesmo com concorrentes como o WhatsApp. Grande parte dos atendimentos em pequenas e médias empresas são realizados por meio de contato telefônico. 

Em empresas que possuem outros canais, quando a pessoa não tem a solicitação atendida, acaba entrando em contato via telefone. Isso acontece pelo imediatismo da resposta que o telefone permite.

Chat

O chat é uma opção econômica quando estamos falando de canais de comunicação. Dessa forma você otimiza o atendimento e diminui o tempo de espera.

A vantagem dessa opção em relação a outras como e-mail é a interação em tempo real. Assim o cliente tem a possibilidade de explicar melhor qual a sua solicitação. 

E-mail

O e-mail foi um dos primeiros canais de atendimento ao cliente virtual, algumas pessoas não querem contato telefônico e preferem se comunicar pelo tradicional e-mail.

O ponto negativo do e-mail é que o tempo de resposta é um pouco maior, pois não tem interatividade que outras ferramentas possuem. A vantagem é que existe a possibilidade de anexar links e documentos. 

Muitas empresas utilizam o serviço de ticket através do e-mail para que as informações fiquem organizadas.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagem muito utilizado pelos brasileiros, a sua aderência massiva, faz com que empresas que vendem através da internet usam o mensageiro para poder prospectar ou se comunicar com seus clientes.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram uma grande propagadora de conteúdos, muitas empresas produzem conteúdo para fazer com que sua mensagem chegue para muitas pessoas.

Muitos clientes preferem entrar em contato pela própria rede social, por causa da comodidade e facilidade.

Como melhorar o atendimento ao cliente

Os canais de atendimento são muito importantes para tornar um cliente um evangelizador da sua marca. Veja abaixo algumas maneiras de elevar o nível do seu atendimento.

  1. Faça o onboarding do cliente

O onboarding é o primeiro contato do cliente com sua empresa. Em alguns negócios esse período pode acontecer antes da venda, ou depois. 

O processo consiste em preparar tudo para que o cliente possa usar a solução ou serviço adquirido. Aqui podem ser feitas integrações do sistema do cliente às novas funcionalidades.

Essa atitude é muito comum em empresas SaaS (Software as a Service) e garante com que o cliente comece com o pé direito na relação. O onboarding tira as possíveis dificuldades que podem ocorrer nesse período, eliminando as barreiras.

  1. Integre os setores da empresa

É muito comum que os funcionários de uma empresa se isolem no seu setor, mas é importante que eles conheçam o funcionamento de outros, afinal, eles são interdependentes.

O setor de marketing e vendas, por exemplo, precisam estar intimamente ligados, para poderem converter os leads em clientes de fato.

  1. Tenha uma comunicação personalizada

Um roteiro engessado apesar de poupar tempo, vai levar uma experiência ruim para a audiência. Por isso é importante recolher o máximo de informações sobre o lead, para que o mesmo perceba o empenho em entender as suas necessidades.

Uma boa atitude para começar uma personalização é usar o nome do cliente nos canais de atendimento, assim a pessoa tem a noção de que realmente você está falando com ela, mesmo que seja um disparo em massa de mensagens.

  1. Seja rápido

A maioria das pessoas hoje não tem tempo para perder, por isso é importante realizar um atendimento bom e rápido. Se o seu segmento tiver bastante concorrência, pode acontecer do seu cliente fechar com o seu concorrente, por causa da demora em responder uma dúvida. 

  1. Automatize processos

Existem inúmeras soluções atualmente para automatizar mensagens, como chatbot de mensagens. Assim você consegue tornar o atendimento mais rápido e filtrar as informações superficiais de perguntas repetitivas.

  1. Atendimento humanizado

Muitas pessoas acabam usando automações no atendimento com o desenvolvimento de tecnologia. Porém, o lead não precisa se comunicar com um robô.

As redes permitem uma comunicação menos formal, dependendo do segmento. Usar emojis e ter uma comunicação informal é uma maneira de tornar o atendimento mais humanizado.

  1. Utilize métricas e faça avaliações

Analise o desempenho dos atendimentos e verifique se as solicitações estão sendo resolvidas. Uma métrica interessante para fazer essa análise é o NPS Net Promoter Score, para medir a satisfação do cliente.

A comunicação é algo essencial em qualquer negócio, os canais de atendimento são onde os clientes podem enviar solicitações para as empresas.

É importante analisar os canais de atendimento que fazem sentido para o seu segmento, pois não adianta focar em um canal que não gera nenhum resultado positivo para o negócio.

Confira também 17 mensagens de boas-vindas prontas para enviar para os seus clientes.

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WhatsApp Web em varios computadores
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